Apesar de ser mais frequente em crianças, a dor de ouvido pode afetar pessoas de qualquer idade e causar incômodo
Redação Publicado em 18/07/2022, às 16h00
A dor de ouvido é um problema comum, especialmente em crianças. Alguns casos podem ser até preocupantes mas, em geral, ela é causada apenas por uma pequena infecção e, muitas vezes, tende a melhorar em poucos dias.
O incômodo pode ser agudo, maçante ou ardente, que vem e vai ou é constante. Além disso, uma ou ambas as orelhas podem ser afetadas. Segundo o National Health Service (NHS), existem diversas possíveis causas para a dor de ouvido, mas as cinco razões mais comuns são:
A orelha é capaz de produzir e de limpar cera o tempo todo. Mas, quando esse processo não funciona bem, ela se acumula e endurece, bloqueando o canal auditivo e, às vezes, provocando dor.
Em casos como esse, o ideal é procurar ajuda médica e evitar usar hastes flexíveis ou outros objetos para retirar a cera, pois há risco de empurrá-la ainda mais para dentro do canal auditivo, dificultando a limpeza. O ouvido pode doer, coçar ou sofrer com uma infecção.
Se a causa da dor de ouvido for uma infecção na região, pode haver um fluido aguado ou parecido com pus saindo da orelha. Infecções externas de ouvido (ou seja, no tubo que ligam o ouvido externo e o tímpano) e de ouvido médio (nas partes da orelha atrás do tímpano) são uma das causas mais comuns para esse tipo de incômodo.
Em muitas situações, a infecção melhora por conta própria em poucos dias ou semanas. Mas, caso seja persistente, é importante procurar um profissional de saúde que prescreverá o melhor medicamento capaz de ajudar a acabar com o quadro infeccioso.
A dor de ouvido às vezes pode ser resultado de uma lesão no interior da orelha – por exemplo, raspando cera de ouvido do canal auditivo ou cutucando uma região muito profunda da orelha (que pode até perfurar o tímpano). O canal auditivo é muito sensível e pode facilmente ficar danificado, por isso é importante ter cuidado ao limpar as orelhas.
Confira:
Se a dor de ouvido vem acompanhada de dor de garganta, pode ser sinal de infecção, como amigdalite ou faringite. A dor no ouvido é, muitas vezes, um sintoma dessas condições. Em alguns casos, a infecção na garganta – e, consequentemente, a dor de ouvido – passa dentro de alguns dias sem a necessidade de antibióticos. Mas o ideal é sempre procurar avaliação médica.
A dor de ouvido é ocasionalmente provocada por um problema com a articulação do osso da mandíbula (onde a mandíbula encontra o crânio). Isso é conhecido como dor nas articulações temporomandibulares e pode ser causado por problemas como artrite ou o hábito de ranger os dentes. A dor da mandíbula, muitas vezes, é tratada com analgésicos, compressas quentes ou frias e tentando não apertar a mandíbula e ranger os dentes.
Veja também:
Plástica em adolescentes: médico explica procedimentos mais procurados
Micose: 5 dicas para evitar o problema no verão
Terçol: saiba o que causa a inflamação e como evitá-la
Desligue a TV ou tire o fone de ouvido para comer