Se você quer um corpo mais definido, apenas dieta balanceada não é suficiente
Redação Publicado em 28/12/2022, às 16h00
Se você faz parte do grupo de pessoas que prometeu entrar em forma em 2023, precisa saber que não é apenas uma boa dieta e exercícios aeróbicos que vão te ajudar com isso. A musculação também pode te auxiliar no emagrecimento e na definição do corpo. Sendo assim, aqui estão cinco motivos para você deixar a preguiça de lado e começar a levantar pesos nesse novo ano:
Quanto mais massa muscular você desenvolve com exercícios de peso corporal ou usando pesos e outros equipamentos de resistência, mais calorias e gordura você queima, mesmo quando está sentado assistindo a um filme ou trabalhando.
Quer permanecer ativo e sem lesões por toda a vida? O treinamento com pesos é essencial. Um crescente número de pesquisas mostra que fazer exercícios com levantamento de peso pode ajudar a prevenir a perda óssea (ou potencialmente até mesmo construir ossos) e, por sua vez, reduzir o risco de osteoporose e de possíveis fraturas no futuro.
O treinamento de resistência é um remédio natural para problemas de sono. Além disso, você pode notar que tem mais energia ao longo do dia ao iniciar o treinamento com pesos. Só tome cuidado, pois fazer levantamento de peso intenso perto da hora de dormir pode ter o efeito oposto, atrapalhar seu sono ou deixá-lo exausto. Opte pela manhã ou pelo começo da tarde.
O aumento da força muscular pode levar a um melhor funcionamento do cérebro. Um estudo australiano de 2016 dividiu 100 homens e mulheres em dois grupos. Um grupo foi designado para fazer exercícios de resistência duas vezes por semana durante seis semanas enquanto o outro foi instruído a realizar alongamento sentado e exercícios calistênicos. As pessoas que desenvolveram músculos por meio do treinamento de força tiveram um desempenho melhor em testes cognitivos do que o grupo de alongamento e as varreduras mostraram crescimento em áreas específicas de seus cérebros vinculadas a benefícios mentais.
Quanto mais fortes as pessoas se tornam, maiores são os benefícios para seus cérebros”, disse o autor principal Yorgi Mavros, fisiologista do exercício da Universidade de Sydney, em um comunicado à imprensa na época.
Embora a maioria das pesquisas disponíveis sobre os efeitos do exercício no humor se concentre na atividade aeróbica, há estudos voltados para o treinamento de resistência que descobriram que ele pode ser uma boa intervenção para pessoas com alto nível de estresse.
Veja também:
Dicas de exercícios para amenizar as dores nas costas e nos ombros
Pliometria: exercícios para ganhar equilíbrio e condicionamento!
Calistenia para fazer em casa: 5 exercícios simples para começar!
Um treino de força longo por semana ou cinco curtos: o que é melhor?