Indiferença, esquivamento e distanciamento são três dos muitos sinais
Redação Publicado em 17/08/2024, às 10h00
Você já sentiu que alguém com quem você se importa poderia não estar nem aí para você emocionalmente? Talvez eles parecessem distantes, pouco afetuosos ou desinteressados. Indisponibilidade emocional se refere a alguém que não responde às suas necessidades ou sinais emocionais. Uma pessoa emocionalmente indisponível tem dificuldade persistente em expressar ou lidar com emoções e se aproximar emocionalmente dos oppçutros.
Elas podem:
-Achar desafiador falar sobre sentimentos.
-Evitar certos tópicos ou situações que envolvam expressões emocionais.
-Parecer indiferente em geral.
As causas da indisponibilidade emocional podem ser específicas para cada pessoa. Pode incluir um estilo de apego inseguro, um transtorno de personalidade ou até mesmo um sintoma de trauma de infância. Cada um é diferente, mas existem alguns sinais reveladores de indisponibilidade emocional.
Pode parecer diferente dependendo da situação, mas aqui estão alguns sinais importantes que podem dizer que alguém está emocionalmente indisponível:
Pessoas emocionalmente indisponíveis podem temer a intimidade e evitar compartilhar seus sentimentos e pensamentos mais íntimos. Podem evitar conversas ou situações íntimas, fazendo parecer que não confiam em você. No entanto, geralmente não é pessoal. Eles estão acostumados a confiar em si mesmos e a serem autossuficientes.
O compromisso costuma ser difícil para alguém que está emocionalmente indisponível. Por exemplo, a pessoa pode adiar a rotulagem de um relacionamento romântico ou de iniciar um próximo passo, como se mudar ou propor casamento. Em amizades, podem hesitar em fazer planos ou cancelar planos com frequência.
Uma pessoa emocionalmente indisponível raramente inicia conversas sobre dinâmicas de relacionamento, mágoas ou solicitações de mudanças comportamentais. Elas podem responder defensivamente, culpar os outros por seus problemas e achar difícil confiar em outras pessoas.
Quando você precisa do apoio delas, pessoas emocionalmente indisponíveis tendem a correr para o outro lado ou não podem ser encontradas em lugar nenhum. Elas podem minimizar as suas emoções; mudar de assunto ou se afastar de conversas emocionais. Alguém que é emocionalmente indisponível também pode querer persistentemente manter os tópicos "leves", mesmo quando você diz que precisa de conselhos ou desabafar.
Devido à tendência de “desligar” as emoções e ter pouca percepção, pessoas emocionalmente indisponíveis podem exibir baixa empatia – a incapacidade de entender ou compartilhar os sentimentos de outra pessoa. Elas podem achar difícil se relacionar com você, se colocar no seu lugar ou considerar seus sentimentos ao tomar decisões.
Estilos de apego e relacionamentos iniciais entre pais e filhos provavelmente desempenham um papel significativo na indisponibilidade emocional. Crianças que não experimentam respostas adequadas às suas necessidades emocionais podem ter mais probabilidade de desenvolver um estilo de apego evitativo. Isso pode levar a dificuldades com intimidade e dependência de outros na idade adulta. Outros fatores — como influências culturais ou histórico de trauma ou abuso — também podem contribuir para a indisponibilidade emocional.
Fonte: Psych Central
Psicólogos citam 9 qualidades que devemos buscar em parceiros de vida
Situationship: o que significa e 7 sinais de que você está em uma
Relacionamento pocketing: quando um é “guardado no bolso” do outro
Sentindo-se sozinho e triste? Psiquiatra dá 10 dicas para mudar isso