6 cuidados com a pele na academia

O exercício físico proporciona inúmeros benefícios para a saúde, mas o ambiente da academia pode favorecer infecções

Redação Publicado em 03/01/2022, às 16h00

O ambiente da academia é quente e úmido, favorecendo a proliferação de microrganismos - iStock

Praticar atividade física traz muitos benefícios para a saúde, incluindo controle de peso, prevenção de doenças e até a melhora do humor. Mas o ambiente da academia pode favorecer a proliferação de germes, por isso é preciso dobrar os cuidados com a pele.

Quem frequenta o local pode ficar mais exposto a uma variedade de infecções comuns, incluindo micose, verrugas plantares ou impetigo, caso não tenham certas precauções.

Isso ocorre porque bactérias, vírus e fungos que causam essas infecções na pele se desenvolvem e prosperam com muito mais facilidade em lugares quentes e úmidos, como equipamentos em contato com suor e chuveiros de vestiário.

Conheça, aqui, alguns cuidados com a pele ao praticar exercícios físicos

Confira: 

Como se prevenir?

Embora isso não seja uma razão para deixar de ir à academia – muito pelo contrário –,  é importante seguir algumas recomendações  simples para evitar maiores problemas. Conheça algumas dicas: 

  1. Use roupas soltas. Isso ajudará a manter sua pele seca e evitar que os germes se proliferem. Lembre-se de sempre lavar as roupas de ginástica depois de usá-las;
  2. Evite andar descalço ao redor da piscina, nos vestiários, saunas e chuveiros. Sempre tenha chinelos ou sandálias na bolsa;
  3. Evite usar saunas e banheiras de hidromassagem se estiver com alguma lesão na pele, e só volte a frequentar esses ambientes quando ela estiver curada;
  4. Desinfete o equipamento antes e depois de usá-lo, com lenços desinfetantes, por exemplo. Para uma proteção adicional, considere fazer também uma barreira, como com uma toalha, entre sua pele e superfícies compartilhadas; 
  5. Lave e higienize as mãos imediatamente após o treino;
  6. Tome banho o mais rápido possível depois do treino e vista roupas limpas, incluindo meias e peças íntimas. Nunca compartilhe itens de cuidados pessoais, como toalhas.

Sem o tratamento adequado, lesões na pele podem piorar. Por isso, fique de olho e, se notar sinais de infecção, como aumento da dor ou inchaço, pus ou vermelhidão persistente, procure a ajuda de um dermatologista para uma avaliação.

Fonte: American Academy of Dermatology Association (AAD) 

Veja também:

pele academia cuidados com a pele

Leia também

Não gosta de fazer exercícios? Veja 4 dicas para começar!


7 dicas para perder a vergonha na academia


Confira 7 alimentos que fazem bem para a pele


Seus pés suam muito? Pode ser hiperidrose, veja como tratar