Doutor Jairo
Leia » Relacionamento

6 sinais de que seu relacionamento pode estar esgotado

Uma pessoa pode se sentir sem esperança, desinteressada ou deprimida dentro da relação ou sobre o futuro dela - iStock
Uma pessoa pode se sentir sem esperança, desinteressada ou deprimida dentro da relação ou sobre o futuro dela - iStock

Redação Publicado em 11/09/2022, às 10h00

Sentindo-se exausto, desconectado ou entediado em seu relacionamento? Você pode estar passando por um esgotamento. Talvez esteja com alguém por um tempo e as coisas caíram na rotina. Talvez o tempo juntos não seja tão agradável quanto antes e a faísca parece estar diminuindo. No entanto, o amor entre vocês pode ainda estar lá e você não quer terminar o relacionamento. É que tudo parece... chato. Bem-vindo ao burnout afetivo ou esgotamento do relacionamento.

Sinais de burnout afetivo

Os casais podem experimentar esgotamento emocional, esgotamento físico ou uma combinação de ambos. Aqui estão alguns sinais.

1. Sentir desmotivação

Para casais esgotados, aventurar-se para jantar ou iniciar o tempo entre os lençóis parece mais uma tarefa do que uma diversão. “Você pode se sentir complacente – como se o relacionamento não fosse ruim, mas não o excita mais”, disse Kaylin Zabienski ao site Psych Central, terapeuta licenciada de casamento e família na Califórnia. Você pode sentir que não está “querendo se esforçar para isso”.

2. Ficar sem esperança

Todos nós temos pensamentos sobre a direção que gostaríamos que nosso relacionamento tomasse. No entanto, em vez de ser otimista sobre seus dias que virão, “você pode se sentir sem esperança ou deprimido dentro da relação ou sobre o futuro dela”, compartilha Kaylin. Você também pode estar preocupado que essa sensação de desespero persista pelo resto do seu relacionamento, acrescenta ela.

3. Desconexão

A desconexão pode ser emocional ou física, revela Roma Williams, terapeuta de casamento e família licenciada em Houston e fundadora da Unload It Therapy, no Texas, Estados Unidos. Talvez você fique entediado quando a pessoa fala, ou o sexo está se tornando menos frequente.

4. Sentir dúvidas

Acha que a grama pode ser mais verde em outro lugar? Outro sinal de esgotamento do relacionamento pode ser sentir “ansiedade sobre se essa é a pessoa certa para você”, observa Kaylin.

5. Ficar sem paciência

Você fica muito mais facilmente irritado ou frustrado. Talvez os hábitos e peculiaridades do seu parceiro não sejam mais tão cativantes. Essa mudança de temperamento também pode levar a discussões mais frequentes ou fazer com que um de vocês comece a “assumir o papel de ‘ranzinza'”, acrescenta Kaylin.

6. Traições

Na pior das hipóteses, o esgotamento do relacionamento pode levar ao pensamento de trair. A traição pode ocorrer “se não houver uma linha aberta de comunicação”, explica Kaylin, ou na tentativa de sentir entusiasmo e mudança.

O que causa o burnout afetivo?

Talvez as coisas tenham se tornado unilaterais: você dá muito ao seu parceiro e ao relacionamento, mas recebe pouco em troca. “Gosto de pensar em relacionamentos como contas bancárias: até os menores depósitos podem aumentar e evitar um saque a descoberto ou esgotamento”, explica Roma. Um relacionamento saudável é sobre equilíbrio, portanto, manter o equilíbrio é vital.

No início de um relacionamento, pequenos gestos para transmitir o quanto você gosta de alguém são uma ocorrência frequente. Mas, à medida que você se torna mais confortável e seguro, isso geralmente cai no esquecimento – o que pode significar problemas. “Quando um ou ambos os parceiros para de mostrar apreço e de tentar fazer coisas especiais para o outro, isso pode levar ao esgotamento”, compartilha Kaylin.

Não passar tempo suficiente juntos pode levar a sentimentos de desvalorização e frustração. No entanto, estar em contato constante 24 horas por dia, sete dias por semana, também não é uma abordagem ideal, observa Kaylin. “Quando passamos todo o nosso tempo com outra pessoa, começamos a pensar que conhecemos seus pensamentos por dentro e por fora, e não é mais divertido estar perto dela.”

Por fim, Kaylin explica que se uma pessoa está esgotada em outra área de sua vida – como o trabalho – isso pode impactar seu relacionamento romântico, pois ela tem menos tempo e energia para se dedicar ao parceiro.

Como resolver o esgotamento do relacionamento

Burnout não sinaliza automaticamente a morte de um relacionamento. No entanto, voltar a funcionar “pode exigir algum trabalho e consistência”, diz Roma. “Às vezes temos que lutar por nossos relacionamentos, o que não é negativo”. Comunicação é tudo: você pode compartilhar seus sentimentos e como deseja seguir em frente. As conversas permitem que os casais “identifiquem o que está faltando em seu relacionamento”, revela Kaylin.

Uma maneira rápida de incitar o entusiasmo é planejar coisas divertidas para fazerem juntos – talvez um jantar em seu restaurante favorito, uma noite de jogos de tabuleiro ou, se você não tiver filhos, no fim de semana pode dar uma escapadela. Por outro lado, se passar muito tempo juntos está cansando seu relacionamento, vocês podem começar a fazer algumas coisas separados.

“Fazer planos com os amigos pode ser útil para criar a expectativa de voltar para casa”, diz Kaylin, além de fornecer “coisas para conversar quando estiverem juntos”. Se você está ficando mais rápido e mais argumentativo, pare um momento. “Controlar suas emoções e respostas quando suas expectativas não são atendidas pode ser a diferença entre ter um relacionamento feliz que durará e um infeliz que está fadado ao fim”, diz Roma. “É essencial decidir quais expectativas são mais importantes para você e comunicá-las ao seu parceiro de forma adequada e amorosa”.

Por último, mas não menos importante, uma pesquisa de 2017 sugere que a terapia de casais pode se beneficiar. Como observa Kaytin: “Conseguir uma terceira pessoa neutra para ajudar o casal a conversar sobre quaisquer problemas que estejam tendo em um espaço seguro pode ajudar a superar o esgotamento e se sentir revigorado sobre o futuro juntos”.

Recapitulando

O esgotamento do relacionamento não significa que vocês não se amam mais ou querem desistir. Ele pode se apresentar de várias maneiras, como falta de intimidade física, sentir-se emocionalmente exausto, discutir com mais frequência e traições. Embora alguns casais decidam que o relacionamento acabou, o esgotamento não significa que as coisas precisam terminar.

As etapas que podem ajudar a dar vida à sua parceria incluem:

  • Mostrar pequenos sinais de apreço e carinho;
  • Ter o propósito de passar tempo juntos;
  • Abrir linhas de comunicação.

Tudo o que é necessário é uma dose de otimismo e vontade de se esforçar.

Fonte: Pscyh Central

Veja também: