Doutor Jairo
Leia » Boa forma

7 coisas que podem influenciar seu peso (além da gordura)

O número da balança pode variar por diversos fatores - iStock
O número da balança pode variar por diversos fatores - iStock

Redação Publicado em 13/03/2025, às 10h00

Você tem feito dieta e exercícios direitinho, foi se pesar para checar sua evolução e percebeu que o número aumentou, em vez de diminuir? Muita calma nessa hora! Antes de perder a motivação, considere alguns fatores que podem fazer seu peso subir. Nem sempre isso significa que você engordou.

Em primeiro lugar, é bom lembrar que o peso das pessoas costuma variar ao longo do dia, por isso a recomendação dos especialistas é sempre ir para a balança na mesma hora. Ou seja: se você se pesou de manhã, depois de ir ao banheiro e tomar seu café da manhã, é bom fazer o mesmo quando for tirar a próxima medida. 

Veja, a seguir, outras situações que podem interferir no seu peso corporal de maneira temporária ou duradoura.

1. Você se exercitou

Muita gente gosta de se pesar logo depois de completar uma sessão de treino na academia. Mas essa pode não ser a melhor hora do dia para checar a balança. Ainda mais se você começou a malhar há pouco tempo, ou aumentou a carga de exercícios recentemente.

Diante do esforço extra sobre os músculos, é possível que seu organismo reaja com um estado temporário de inflamação. De acordo com um estudo publicado em 2020 no períodico Frontiers in Physiology, esse estado inflamatório de curto prazo pode causar uma retenção de líquido passageira, o que pode se traduzir em um número maior na balança.   

2. Você está perto daqueles dias

Se você menstrua, já deve ter percebido que sintomas como retenção de líquidos e estufamento costumam ocorrer nos dias que antecedem a menstruação. Além disso, muita gente relata um aumento no desejo por certos alimentos nessa fase do ciclo, o que também pode causar aumento temporário do peso. Se você tem ciclos regulares, talvez seja melhor deixar para se pesar em outro dia, além de aumentar o consumo de água e fibras.

3. Você exagerou no sal

Muitas vezes ingerimos sódio em excesso sem perceber, já que muitos itens industrializados ou refeições congeladas são ricos nesse mineral. Quem come em restaurantes ou lanchonetes também acaba consumindo mais sal, já que uma comida bem temperada é um chamariz para os clientes. A recomendação é não passar de 2.300 mg de sódio por dia, algo que é fácil de extrapolar. A consequência do excesso é retenção hídrica (ou inchaço) e constipação. Nesse caso, tome bastante água e espere um ou dois dias para voltar ao normal.

4. Você tem se hidratado mais

Ingerir bastante água ao longo do dia é um conselho comum para quem quer emagrecer ou simplesmente evitar a desidratação. Mas se você não estava acostumado com essa quantidade, é possível que esse líquido cause alguma alteração temporária na balança. Mas isso não é ruim! Consumir mais água melhora o funcionamento do intestino e aumenta a sua saciedade, o que só traz vantagens a longo prazo.

5. Você comeu demais

Subir na balança logo depois de uma refeição farta não é boa ideia. Seu corpo pode levar de 23 a 37 horas para digerir completamente essa comida, segundo um estudo publicado em 2023 pelo Journal of Clinical Medicine. Isso pode causar um aumento temporário do peso, ainda mais se havia muito sódio ou açúcar no seu prato. Espere para se pesar no dia seguinte.

6. Você ganhou músculos

Fazer atividade física regular é fundamental para perder gordura, mas os efeitos na balança dependem muito da modalidade escolhida. Fazer exercícios de resistência ajuda a aumentar a massa muscular, o que tende a melhorar seu metabolismo com o passar do tempo. Assim, você pode estar trocando gordura por músculos, o que vai trazer pouca mudança no peso, ou até incrementá-lo. Se for o caso, medidas do corpo e caimento das roupas podem ser uma maneira melhor de avaliar seus ganhos, a não ser que você tenha acesso a um exame de bioimpedância (que mede os percentuais de massa magra e gordura).

7. Seu intestino travou

Diversos especialistas sugerem que as pessoas se pesem pela manhã, antes da primeira refeição do dia e após ir ao banheiro. Mas se o seu intestino não funciona bem, é possível que você esteja com peso adicional no seu trato digestivo. Para resolver o problema, aumente a ingestão de água, capriche no consumo de fibras e faça caminhadas (o movimento também ajuda nisso).

Não desanime!

Ainda que se pesar regularmente seja importante na sua jornada de emagrecimento, é importante ser realista ao estabelecer metas. Converse com um médico ou nutricionista para saber qual o peso ideal para você e como emagrecer com saúde. O importante é não se concentrar tanto na balança, e sim na qualidade do seu sono e da sua alimentação, na hidratação e na atividade física.

Fonte: EatingWell