Evitar banhos longos e quentes é uma maneira de evitar que a pele resseque
Redação Publicado em 03/07/2023, às 14h00
Tanto a pele do rosto quanto a do corpo estão sujeitas ao ressecamento nos meses de inverno. O clima seco e os dias mais frios podem deixar a cútis com aquele aspecto esbranquiçado e mais propenso às ruas. E os banhos mais quentes só pioram o quadro.
Para manter a vitalidade da pele é importante caprichar na hidratação, de fora para dentro e também de dentro para fora. Veja, a seguir, alguns cuidados importantes:
O principal dano da pele no frio é justamente o banho mais quente. Portanto, evite banhos com água quente demais, assim como aqueles demorados. Evite se ensaboar demais, além de usar buchas, que também contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele, preservando a hidratação.
“Além da água quente, o próprio sabonete também é um problema, pois a maioria das pessoas têm o hábito de tomar banho com muito produto, o que é um prato cheio para tirar essa capa de proteção, já que ele tende a desidratar a pele. Sendo assim, o primeiro passo para evitar o ressecamento é se adaptar ao banho morno para amenizar ainda mais os danos. Sabonetes só devem ser usados nas regiões íntimas, axilas, além de mãos e pés, apenas para limpar onde suamos e sujamos, mas não no corpo todo”, pontua a dermatologista Annie Levy Benzecry Szerman, membro da Doctoralia. Ela diz que uma outra opção para aqueles que não querem abrir mão do uso do produto no corpo inteiro são os óleos de banho, opções menos agressivas à pele.
Beber no mínimo dois litros de água por dia. Pode parecer besteira, mas essa segunda dica também é vital quando o assunto é o cuidado com a pele. Durante as estações mais frias do ano, é muito comum que as pessoas diminuam a ingestão de líquidos, o que é um erro brutal. No Brasil, a população está habituada a tomar mais água no verão, principalmente nas regiões sul e centro-oeste, onde o frio afeta mais, fazendo com que a sede seja menos intensa.
Manter a ingestão de água é extremamente importante para conservar a hidratação da pele e de todo o organismo que, naturalmente, fica debilitado por causa do clima frio. Um corpo hidratado apresenta uma pele macia e elástica. Para pessoas que têm dificuldade em consumir água em dias frios, uma sugestão é ingerir chás claros ou de frutas, dividindo a quantidade indicada para um dia, dois litros, entre água e chás. Assim, o consumo torna-se mais prazeroso.
Use o hidratante logo após sair do chuveiro – ainda no banheiro – com aquele vaporzinho pós-banho, que ajuda na penetração do creme. Um ótimo aliado aos efeitos do frio é, sem sombra de dúvidas, o balm, que tem uma textura mais potente e uma camada de óleo que além de hidratar, vai evitar a perda de água pela pele. "O ideal é adotar o uso de balms e cremes para aqueles com pele seca; e hidratantes em gel ou com textura matte ou sérum para aqueles que possuem uma pele mais oleosa. Ativos interessantes para se procurar nesses hidratantes são: ureia, lactato de amônia, glicerina, óleo de semente de uva e o óleo de amêndoas", indica a dermatologista.
O rosto também sente os efeitos da estação e pede por cuidados especiais. Então, no inverno ou em dias mais frios, é necessário hidratar, mas com atenção para cada tipo de pele. Para as secas ou sensíveis, é importante dar preferência a hidratantes mais cremosos e potentes, para garantir a saúde da pele, sem o risco de surgir acne. Já aquelas pessoas com peles oleosas, e acneicas, o ideal é optar por produtos com textura de sérum, gel ou loção oil-free, que tendem a ser mais leves e não gordurosos, evitando, assim, a formação de cravos e espinhas.
Annie Levy dz que, para quem é fã, a boa notícia é que ela pode ser mantida em dias frios, mas apenas em áreas menos sensíveis do corpo e que precisam de regeneração constante, como pernas, pés, cotovelos e joelhos. Essas áreas não possuem grande quantidade de glândulas sebáceas, responsáveis por produzir o óleo que protege a pele, por isso, a esfoliação regular pode ser aliada para que as células mortas sejam eliminadas, aumentando a permeabilidade dos ativos hidratantes. Logo após sair do banho, lembre-se de hidratar o local, já que a pele está mais propensa a receber os ativos em até três minutos.
Eles também costumam ressecar muito no inverno. É importante usar hidratantes específicos para a pele dessa região, e que contenham FPS, e, assim, evitar rachaduras. Outro aviso: evite molhar os lábios com a saliva, pois piora ainda mais o ressecamento.
Usar filtro solar diariamente, mesmo em dias nublados e chuvosos. Ele forma um filme protetor que ajuda a bloquear a ação do frio, bem como a radiação solar.
Fico ressecado “lá embaixo” no frio; o que eu faço?
Skincare: como hidratar cada tipo de pele?
Cabelos secos e ressecados são coisas diferentes: saiba como tratar
Nariz ressecado? Conheça 3 formas de acabar com o problema!