7 cuidados que devemos ter para a pele não ressecar nos dias mais frios

Tanto a pele do rosto quanto a do corpo estão sujeitas ao ressecamento em dias mais frios

Redação Publicado em 16/05/2022, às 10h00

Mesmo em dias mais frios e chuvosos é preciso hidratar a pele do rosto e usar protetor solar - iStock

Os serviços de meteorologia avisaram que esta semana, apesar de ainda estarmos no outono, uma grande frente fria irá atingir o país, fazendo com que as temperaturas fiquem muito baixas. Em dias frios, a umidade do ar baixa e as temperaturas mais frias levam à diminuição da transpiração corporal. Esses fatores fazem com que a pele fique mais seca. Além disso, é comum tomarmos banhos mais quentes, que também fazem mal à pele.

Tanto a pele do rosto quanto a do corpo estão sujeitas ao ressecamento no inverno. O clima frio e seco pode deixá-las com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas. Para evitar tais sintomas é importante fazer hidratações corporais mais profundas e, além disso, investir em uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes, o que pode trazer benefícios a longo prazo.

Alimentação adequada

Segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), nesses dias, o ideal é comer legumes, hortaliças e frutas, alimentos que são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele. As frutas ricas em vitamina C, como o morango, a laranja, a mexerica, o limão e a cereja, entre outras; e vegetais, como brócolis, o repolho e a cenoura, são exemplos de alimentos para esta estação. A soja é outro item que pode ser adicionado à dieta saudável. Ela é rica em isoflavonas – substâncias que evitam o ressecamento e melhoram a elasticidade da pele. Adicione também castanhas, nozes e amêndoas, que são ricas em vitamina E, selênio e antioxidantes, importantes aliados para manter a pele saudável e bonita.

Procedimentos dermatológicos

O outono e o inverno são épocas boas para realizar alguns tratamentos dermatológicos que requerem que o paciente evite a exposição ao sol, como peelings e até depilação a laser.

Doenças do outono e inverno

Algumas doenças podem aparecer durantes essas estações por causa do ressecamento da pele. Entre elas, a SBD destaca a dermatite seborreica, a dermatite atópica, a psoríase e a ictiose:

Dermatite seborreica: ocorre principalmente nas regiões que contêm pelos, como face e couro cabeludo. É uma descamação da pele causada pela desregulação sebácea. As manifestações mais frequentes são caracterizadas por intensa produção de oleosidade, descamação e prurido (coceira). A descamação pode causar caspa, que varia desde fina até a formação de grandes crostas aderidas ao couro cabeludo, a seborreia. A coceira, que pode ser intensa, é um sintoma frequente nesta região e também pode estar presente com menor intensidade nas outras localizações.

Dermatite atópica: quem sofre com este problema pode apresentar também asma ou rinite alérgica. O principal sintoma é a coceira, que pode começar antes mesmo das lesões cutâneas se manifestarem e pode atingir a face, tronco e membros. Na infância, as lesões são avermelhadas e escamam. Nos adolescentes e adultos, as lesões localizam-se preferencialmente nas áreas de dobras da pele, como a região posterior dos joelhos, pescoço e dobras dos braços. A pele desses locais torna-se mais grossa, áspera e escurecida.

Psoríase: doença da pele relativamente comum, crônica e não contagiosa e que atinge de forma igual homens e mulheres, em especial os que estão na faixa etária entre 20 e 40 anos. Fenômenos emocionais são frequentemente relacionados com o seu surgimento, provavelmente atuando como fatores desencadeantes de uma predisposição genética para a doença. Mas a real causa da psoríase ainda é desconhecida.

Ictiose vulgar: aparece após o nascimento, geralmente no primeiro ano de vida. Pode apresentar apenas ressecamento da pele e descamação fina ou intensa de aspecto geométrico. As áreas mais atingidas são os membros, podendo afetar também a face e o couro cabeludo. A doença tende a regredir ou a ter seus sintomas minimizados com o passar dos anos.

Dicas para manter a pele hidratada

1-Banho

O principal dano da pele no frio é justamente o banho mais quente. Portanto, evite banhos com água quente demais, assim como aqueles demorados. Evite se ensaboar demais, além de usar buchas, que também contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele, preservando a hidratação.

Pessoas têm o hábito de tomar banho com muitos produtos, o que pode tirar a capa de proteção, já que eles tendem a desidratar a pele - iStock

“Além da água quente, o próprio sabonete também é um problema, pois a maioria das pessoas têm o hábito de tomar banho com muito produto, o que é um prato cheio para tirar essa capa de proteção, já que ele tende a desidratar a pele. Sendo assim, o primeiro passo para evitar o ressecamento é se adaptar ao banho morno para amenizar ainda mais os danos. Sabonetes só devem ser usados nas regiões íntimas, axilas, além de mãos e pés, apenas para limpar onde suamos e sujamos, mas não no corpo todo”, pontua a dermatologista Annie Levy Benzecry Szerman, especialista em Medicina Estética e membro da Doctoralia. Ela diz que uma outra opção para aqueles que não querem abrir mão do uso do produto no corpo inteiro são os óleos de banho, opções menos agressivas à pele.

2-Beba água

Beber no mínimo dois litros de água por dia. Pode parecer besteira, mas essa segunda dica também é vital quando o assunto é o cuidado com a pele. Durante as estações mais frias do ano, é muito comum que as pessoas diminuam a ingestão de líquidos, o que é um erro brutal. No Brasil, a população está habituada a tomar mais água no verão, principalmente nas regiões sul e centro-oeste, onde o frio afeta mais, fazendo com que a sede seja menos intensa.

Manter a ingestão de água é extremamente importante para conservar a hidratação da pele e de todo o organismo que, naturalmente, fica debilitado por causa do clima frio. Um corpo hidratado apresenta uma pele macia e elástica. Para pessoas que têm dificuldade em consumir água em dias frios, uma sugestão é ingerir chás claros ou de frutas, dividindo a quantidade indicada para um dia, dois litros, entre água e chás. Assim, o consumo torna-se mais prazeroso.

3-Hidrate o corpo

Use o hidratante logo após sair do chuveiro – ainda no banheiro – com aquele vaporzinho pós-banho, que ajuda na penetração do creme. Um ótimo aliado aos efeitos do frio é, sem sombra de dúvidas, o balm, que tem uma textura mais potente e uma camada de óleo que além de hidratar, vai evitar a perda de água pela pele. "O ideal é adotar o uso de balms e cremes para aqueles com pele seca; e hidratantes em gel ou com textura matte ou sérum para aqueles que possuem uma pele mais oleosa. Ativos interessantes para se procurar nesses hidratantes são: ureia, lactato de amônia, glicerina, óleo de semente de uva e o óleo de amêndoas", indica a dermatologista.

4-Cuidados com o rosto

O rosto também sente os efeitos da estação e pede por cuidados especiais. Então, no inverno ou em dias mais frios, é necessário hidratar, mas com atenção para cada tipo de pele. Para as secas ou sensíveis, é importante dar preferência a hidratantes mais cremosos e potentes, para garantir a saúde da pele, sem o risco de surgir acne. Já aquelas pessoas com peles oleosas, e acneicas, o ideal é optar por produtos com textura de sérum, gel ou loção oil-free, que tendem a ser mais leves e não gordurosos, evitando, assim, a formação de cravos e espinhas. 

5-Esfoliação

Annie Levy dz que, para quem é fã, a boa notícia é que ela pode ser mantida em dias frios, mas apenas em áreas menos sensíveis do corpo e que precisam de regeneração constante, como pernas, pés, cotovelos e joelhos. Essas áreas não possuem grande quantidade de glândulas sebáceas, responsáveis por produzir o óleo que protege a pele, por isso, a esfoliação regular pode ser aliada para que as células mortas sejam eliminadas, aumentando a permeabilidade dos ativos hidratantes. Logo após sair do banho, lembre-se de hidratar o local, já que a pele está mais propensa a receber os ativos em até três minutos.

6-Lábios

Eles também costumam ressecar muito no inverno. É importante usar hidratantes específicos para a pele dessa região, e que contenham FPS, e, assim, evitar rachaduras. Outro aviso: evite molhar os lábios com a saliva, pois piora ainda mais o ressecamento.

7-Use filtro solar

Usar filtro solar diariamente, mesmo em dias nublados e chuvosos. Ele forma um filme protetor que ajuda a bloquear a ação do frio, bem como a radiação solar. 

Veja também:

 

saúde pele inverno outono

Leia também

Estes 3 cuidados são indispensáveis para a pele em dias frios; confira!


Dermatite atópica pode estar associada à depressão e ansiedade


4 alimentos para consumir e ter uma pele brilhante, e 4 para evitar


Mito ou verdade? Dermatologista desvenda 20 dúvidas sobre a pele