A pele é o maior órgão do corpo e precisa de cuidados para se manter saudável
Redação Publicado em 06/07/2022, às 16h00
A pele é o maior órgão humano e, entre suas funções principais, destacam-se a regulação da temperatura corporal e a proteção contra as agressões externas. Por isso, é preciso tomar cuidados com a pele para que ela se mantenha saudável.
Segundo um artigo da American Academy of Dermatology (AAD), existem cuidados essenciais que qualquer pessoa pode colocar em prática para alcançar esse objetivo. Conheça quais são eles:
Protetor solar é uma das coisas mais importantes que você pode fazer por sua pele. Quando aplicado corretamente, ele protege contra os raios ultravioleta (UV), que causam queimaduras, câncer e o envelhecimento precoce da pele, como rugas e manchas.
Para a melhor proteção, aplique um protetor solar resistente à água com um fator de proteção (FPS) de 30 ou superior em toda a pele não coberta por roupas, reaplicando a cada duas horas ou depois de nadar ou suar.
Tenha em mente que, como nenhum protetor solar pode bloquear 100% dos raios UV do sol, também é importante procurar sombra e usar roupas protetoras do sol ao ar livre, incluindo camisa de manga comprida, calças, chapéu de aba larga e óculos de sol com proteção UV.
Assim como o sol, o bronzeamento artificial emite radiação UV capaz de causar câncer de pele. Mesmo uma única sessão já é capaz de aumentar o risco de desenvolver melanoma em 20%, carcinoma celular escamoso em 67% e carcinoma basal celular em 29%. Se você quer pegar um “bronze”, prefira os produtos de autobronzeamento.
Menos é mais quando se trata de cuidados com a pele. Usar muitos produtos, especialmente vários antienvelhecimento, pode irritar a pele. Em vez disso, concentre-se no básico, como um limpador suave, protetor solar e hidratante. Procure estabelecer como hábito rotinas de cuidados com a pele matinais e noturnas que funcionem bem para você.
Confira:
Entender o tipo de pele ajuda nos cuidados e na seleção de produtos corretos para cada caso. Em geral, existem cinco tipos: sensível, normal, seca, mista e oleosa.
Uma vez que o câncer de pele pode se formar nos lábios, aplique um batom ou protetor labial que contenha um fator de proteção de 30 ou mais antes de sair ao ar livre.
Ao tocar o rosto transferimos sujeira, germes e óleos das mãos para essa região. Assim, o melhor é tentar deixá-las longe do rosto, especialmente se há a presença de acne. Cutucar ou espremê-las pode causar cicatrizes.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o câncer de pele é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados. No entanto, quando detectada precocemente, a condição é altamente tratável.
Por isso, é importante fazer uma avaliação com um dermatologista regularmente, em especial se há novas manchas que, em alguns casos, podem ser sinais de alerta precoces para o câncer de pele.
Veja também:
Envelhecimento da pele: entenda o processo e como adiá-lo
Sofre com poros na pele do rosto? Veja dicas simples para lidar!
A minha pele coça muito; o que pode ser?
Brasil teve 24,7% menos diagnósticos de câncer de pele durante a pandemia