É normal que você sinta insegurança na academia, mas não deixe isso te impedir de treinar
Redação Publicado em 15/12/2021, às 13h00
Embora fazer exercício físico seja muito bom para a saúde, algumas pessoas que frequentam a academia podem achar essa atividade um tanto quanto opressiva. Se você se sente observado ou julgado, ou mesmo usar o vestiário te provoca ansiedade, saiba você não está sozinho.
A ansiedade na academia é comum e pode afetar qualquer pessoa – especialmente agora, porque as pessoas estão voltando às academias depois de fazer exercícios em casa durante o auge da pandemia de Covid-19.
Por isso, separamos algumas dicas para vencer esse incômodo e aproveitar o treino da melhor forma possível. Confira:
A raiz de alguma ansiedade é o medo do desconhecido, portanto, obter o máximo de informações possível com antecedência o ajudará a se sentir mais confiante.
Comece pesquisando on-line as instalações, suas comodidades e ofertas de aulas. Em seguida, faça um tour, familiarizando-se com o prédio e os funcionários.
Não sinta que tem que fazer de tudo e pegar pesado logo no começo. Escolha uma pequena meta com a qual você se sinta confortável – passar 10 ou 15 minutos em uma máquina de cárdio ou apenas se alongar – e chame-a de treino. Vá aumentando seu treino com o passar do tempo
Confira:
Trabalhar com um personal trainer (e pode ser por apenas um treino, por exemplo) pode ajudá-lo a aprender quais exercícios fazer, como executá-los, como configurar o equipamento e como programar seus exercícios.
Frequentar a academia com um amigo ou parente que conhece bem as atividades pode proporcionar conforto, apoio e orientação. Depois de se sentir confortável treinando com seu amigo, aventure-se sozinho.
Seguir um plano não é apenas a chave para o gerenciamento do tempo e a eficácia, mas também tira o medo do desconhecido.
Se você sabe exatamente quais exercícios deseja realizar e em que ordem, você será capaz de se concentrar em seu treino – não na incerteza do que fazer a seguir.
Se você se sentir oprimido, concentre-se na respiração, focando na respiração diafragmática. Esse tipo de técnica de respiração, em que você recruta ativamente o diafragma e expande o estômago, demonstrou reduzir o estresse e os níveis de cortisol segundo algumas pesquisas.
Da mesma forma, você pode tentar reformular sua conversa interna negativa. Por exemplo, se você está preocupado com as pessoas julgando sua aparência, mude seu pensamento de “essa pessoa me acha grande e fora de forma” para “essa pessoa está lá para malhar e focada em suas próprias ações”.
Pode parecer simplificado demais, e isso nós entendemos. Ainda assim, se você puder começar percebendo o padrão de pensamento negativo primeiro e, com o tempo, tomar medidas para desafiá-lo e mudar para uma conversa interna positiva, você pode perceber que é capaz de canalizar mais coragem para continuar com sua rotina de treinos.
Quanto mais você for, mais confiante você se tornará e mais fácil será voltar. É natural querer evitar a academia se ela provocar ansiedade, mas se você encontrar mecanismos de enfrentamento que funcionem para você e persistir neles, verá uma melhora com o tempo.
Via: Healthline
Assista também:
5 variações de flexão de braços para fortalecer peito e tríceps
Confira 5 exercícios de cárdio para gastar calorias
Por que o exercício físico ajuda a aumentar a nossa energia?
Academia na adolescência interfere no crescimento do pênis?