As formas de agir e de entender os relacionamentos podem ser diferentes entre eles
Redação Publicado em 19/08/2022, às 14h30
Entender os papéis de gênero na sociedade, a relação entre homens e mulheres e seus relacionamentos tem sido um constante desafio. É comum que sejam associadas ao homem imagens de alguém com dificuldade de lidar com as emoções, por exemplo. Um artigo do site WebMD tentou desvendar melhor esses estereótipos, destacando sete segredos reunidos por psicólogos que toda mulher deve saber sobre os homens. Veja a seguir:
Pode ser mais fácil para o homem falar indiretamente sobre sentimentos, assim alguns preferem mostrá-los por meio de ações em vez de palavras. O parceiro pode dizer “eu te amo" consertando coisas pela casa, arrumando o quintal ou até levando o lixo para fora – qualquer coisa que torne o seu mundo um lugar melhor.
Os homens fortalecem relacionamentos fazendo coisas juntos mais do que compartilhando pensamentos ou sentimentos. Para muitos deles, atividades como esportes e sexo fazem com que criem laços com aparceria.
Embora as atividades compartilhadas sejam importantes, os homens também precisam de tempo para si. Quer ele goste de jogar futebol, jardinagem ou de malhar na academia, incentive-o a seguir seus hobbies enquanto você arranja tempo para os seus. Quando ambos têm espaço para nutrir suas individualidades, eles têm mais para dar.
As mulheres tendem a se lembrar de experiências negativas por mais tempo e podem ter sentimentos persistentes de estresse, ansiedade ou tristeza. Em contraste, os homens são menos propensos a pensarem em eventos desagradáveis e tendem a seguir em frente com mais rapidez. Então, embora você ainda queira falar sobre a discussão da noite anterior, seu companheiro pode já ter se esquecido.
Confira:
Os homens têm maior probabilidade de perder sinais sutis, como tom de voz ou expressões faciais. E é muito provável que eles deixem de perceber a tristeza no rosto de uma mulher. Se você quiser ter certeza de que seu companheiro entenderá a mensagem, seja direta.
Ok, talvez este não seja um segredo. A maioria dos homens com menos de 60 anos pensa em sexo pelo menos uma vez por dia em comparação com apenas um quarto das mulheres. E isso não é tudo. Os homens fantasiam sobre sexo quase duas vezes mais que as mulheres e suas fantasias são muito mais variadas. Eles também pensam mais sobre sexo casual do que as mulheres. Mas pensar não é o mesmo que fazer.
Entretanto, é um mito dizer que a maioria deles pensa que sexo é apenas sexo. Para muitos, a relação sexual é um ato muito importante entre duas pessoas comprometidas. E, assim como a maioria das mulheres, os homens consideram a intimidade sexual mais satisfatória em um relacionamento sério. Um dos motivos é que parceiros antigos sabem como agradar um ao outro melhor do que estranhos.
Mostrar apreço pelo parceiro pode fazer uma grande diferença na maneira como ele age. Considere a paternidade: estudos mostram que os pais estão mais envolvidos em cuidar quando suas esposas valorizam seu envolvimento e os consideram competentes.
Veja também:
Você sabe o que é TOC de relacionamento?
Inteligência emocional: entenda o que é e como é possível alcançá-la
Como homens lidam com o fim do relacionamento? Pesquisa dá pistas
Redes sociais ajudam ou atrapalham os relacionamentos?