Redação Publicado em 09/04/2025, às 10h00
Como você pode desenvolver uma conexão romântica duradoura com seu parceiro? Como você mantém o amor em um relacionamento? Encontrar alguém especial que complementa suas crenças, objetivos e peculiaridades não é algo que acontece todos os dias. Às vezes, você tem que namorar várias pessoas antes de encontrar alguém com quem realmente se identifique.
Quando isso acontece, e você encontra alguém com quem deseja entrar em um relacionamento, a longevidade não é algo prometido. Mesmo relacionamentos que têm uma base sólida podem exigir esforço consciente para serem mantidos. Para manter o amor em um relacionamento, você pode querer considerar estes oito aspectos.
Você provavelmente já ouviu falar que a comunicação é essencial em um relacionamento. Isso continua sendo verdade, seja na sua vida romântica, pessoal ou profissional. No entanto, comunicar-se não é tão simples quanto falar sobre as coisas. Cada um tem seu próprio estilo de comunicação.
Estar em um relacionamento pode significar aprender como seu estilo de comunicação funciona e como ele se compara ao do seu parceiro. Você pode precisar explorar métodos alternativos se não sentir que ambos se comunicam efetivamente quando as emoções aumentam.
Há um ditado comum que diz que os opostos se atraem. Embora isso possa ser verdade em algumas áreas da ciência, nem sempre é um padrão de relacionamento sólido. Sim, pode ser importante manter sua individualidade em um relacionamento romântico duradouro. Quem você é como indivíduo é o que os atraiu em primeiro lugar.
Por causa disso, vocês terão diferenças, mas ter um ponto em comum para criar vínculos também pode ser importante. Passar tempo juntos fazendo algo que ambos gostam pode solidificar uma amizade dentro do seu relacionamento romântico. De acordo com uma pesquisa que analisou casais mais velhos em relacionamentos de longo prazo, companheirismo e risos estavam entre os aspectos mais valorizados de estar com um parceiro. Se você nunca tem um motivo para passar tempo juntos, pode descobrir que se diverte mais quando está separado.
Todos nós temos peculiaridades e características que trazemos para um relacionamento. Às vezes, como nos comportamos e pensamos pode ser fortemente influenciado por experiências passadas. Esses comportamentos podem tornar desafiador permanecer em relacionamentos de longo prazo. Se você teve parceiros anteriores que eram abusivos ou infiéis, por exemplo, pode achar desafiador confiar totalmente em um parceiro romântico.
Entender quem você é e quais comportamentos você pode precisar gerenciar pode ser um passo importante para a longevidade do relacionamento. Você é capaz de mudar a si mesmo — não outra pessoa. É a sua metade da equação da qual você pode cuidar. E isso já é 50% de progresso.
Ser aberto com seu parceiro sobre trabalhar em si mesmo também pode ajudar. "Estou trabalhando em (problema). Por favor, seja paciente comigo" pode ajudar muito a encorajar a compreensão. Também pode motivá-los a trabalhar em si mesmos.
Uma revisão sobre a pesquisa envolvendo relacionamentos românticos identificou a gratidão, ou apreciação, como um dos componentes críticos em um relacionamento romântico bem-sucedido de longo prazo. O conceito de demonstrar apreciação, no entanto, pode ser desafiador. Dizer "obrigado" a cada 5 minutos quando seu parceiro faz algo pode parecer falso. Desenvolver maneiras alternativas de demonstrar apreciação pode ajudar a manter um nível de sinceridade e pode promover um senso de consciência pelas coisas que seu parceiro faz.
Às vezes, se sentir ignorado pode ser pior do que sentir que vocês estão em lados opostos de um debate. Dados de um estudo mostraram que a percepção do seu parceiro sobre sua capacidade de resposta está diretamente ligada à satisfação do relacionamento a longo prazo.
Assim como você só pode controlar seus comportamentos, seu parceiro é responsável pelo que ele traz para o relacionamento. Se seu parceiro passou por traumas ou outras situações que podem influenciar seus comportamentos, ele pode se beneficiar de orientação profissional. Se ele estiver aberto a isso, você pode atuar como uma rede de apoio para incentivá-lo a falar com um profissional de saúde mental.
Deixar um parceiro saber que você entende por que ele tem problemas de confiança pode abrir a porta para sugerir que ambos participem de terapia de casal como uma forma de estabelecer confiança e melhor comunicação.
As palavras estão lá para nos ajudar a transmitir nossos pensamentos com precisão. Você pode não pensar ativamente sobre isso, mas a maneira como você diz as coisas importa, mesmo que seu parceiro possa reconhecer uma intenção subjacente diferente. Dizer "Não seja estúpido" quando seu parceiro faz algo distraidamente implica literalmente que ele está agindo por falta de inteligência. Com o tempo, declarações como essa podem prejudicar a autoestima e, de acordo com uma pesquisa, a alta autoestima está ligada à satisfação no relacionamento de ambos os parceiros.
A intimidade, tanto emocional quanto física, pode demonstrar o quão importante seu parceiro é para você. A intimidade emocional geralmente envolve compartilhar pensamentos, crenças e sonhos profundamente pessoais. A intimidade física tende a ser uma expressão física sexual ou afetuosa do vínculo que vocês compartilham como casal. Pesquisa descobriu que o nível de intimidade tinha uma forte influência na satisfação do relacionamento de um casal.
Fonte: Psych Central