Redação Publicado em 07/06/2022, às 10h00
Você provavelmente já ouviu falar que quando perdemos peso rapidamente, geralmente o que foi eliminado foi líquido e não gordura. Ou talvez você culpe o peso de água depois de subir na balança quando estiver sentindo muito inchaço. No entanto, a retenção líquida é totalmente normal, sendo uma das maneiras do corpo se proteger contra a desidratação – e sim, esse inchaço pode desaparecer por conta própria. Confira de onde a retenção líquida vem e como se livrar dela se necessário.
É quando o fluido se acumula em seus tecidos, fazendo com que eles inchem – e muitas vezes essa não é a melhor sensação. O corpo retém o líquido que normalmente iria para os rins. Em vez de urinar esse líquido extra, seu corpo o armazena entre seus órgãos e a pele. Esse acúmulo pode ser desconfortável, mas, geralmente, é temporário e não significa que você ganhou peso em músculo ou gordura.
Uma das causas mais comuns é o excesso de sal em sua dieta. O sódio se liga à água e a mantém presa no corpo. Quanto mais sódio na dieta, mais retenção de líquidos a pessoa terá. Os carboidratos também podem ter um impacto na retenção de líquidos, especificamente se você começar a adicioná-los de volta após um período de restrição.
Muitas mulheres retêm líquidos na semana anterior à menstruação devido à flutuação dos hormônios. A retenção pode atingir seu pico no primeiro dia da menstruação, antes de diminuir nesse ciclo. Você também pode notar inchaço no rosto, pernas, braços e região pubiana nos dias que antecederam a menstruação. Com este tipo de retenção de líquidos, os seios podem ficar muito sensíveis e algumas mulheres ficam com a barriga inchada.
A gravidez pode fazer com que você ganhe peso graças à retenção líquida, especialmente à medida que você se aproxima da data prevista para o parto. Você pode ver inchaço nas mãos, pés ou tornozelos. Os hormônios são parcialmente culpados, mas seu bebê em crescimento também sobrecarrega seus vasos sanguíneos. Se o seu único sintoma for inchaço, provavelmente é normal (embora o peso possa não diminuir no minuto em que você dá à luz ao bebê). Se você tiver um inchaço súbito que dói, pode ter desenvolvido um coágulo sanguíneo (especialmente se o problema for apenas em uma perna) ou um aumento na pressão arterial. De qualquer forma, se tiver esses sintomas, procure um médico imediatamente.
Assim como há uma conexão entre gravidez, menstruação e retenção de água, o controle de natalidade também pode causar o problema. Tanto o estrogênio quanto a progesterona nas pílulas anticoncepcionais podem ser os culpados. Normalmente, a retenção líquida não é grande e não dura muito, mas você pode querer conversar com seu ginecologista sobre outras opções de anticoncepcional.
O cortisol é mais conhecido como “hormônio do estresse”, embora, na verdade, seja muito mais do que isso. Está envolvido em manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, equilibrar o metabolismo, reduzir inflamações e até mesmo formar memórias. A retenção de água como resultado de níveis elevados de cortisol não é comum, mas pode acontecer.
A síndrome de Cushing, por exemplo, pode causar retenção líquida. É quando os tumores nas glândulas pituitária ou adrenal liberam muito cortisol no sangue. Pessoas com baixos níveis de hormônio da tireoide (hipotireoidismo) podem desenvolver inchaço ao redor dos olhos.
Ficar sentado por longos períodos em voos ou longas viagens rodoviárias pode causar retenção líquida. Permanecer muito tempo parado na mesma posição dificulta o retorno do sangue das pernas ou braços para o coração e pode causar inchaço das pernas, pés, tornozelos, mãos ou braços.
Alguns remédios, como aqueles para pressão alta, como bloqueadores dos canais de cálcio, corticosteróides e anti-inflamatórios não esteróides, podem fazer com que você retenha líquidos. Certos medicamentos para diabetes, os tiazolidinedionas, também fazem isso. Se a quantidade de líquido que você está ganhando preocupa, seu médico pode ajudá-lo a descobrir se os fármacos são a causa e fornecer uma alternativa, se possível.
Nosso sistema circulatório torna-se mais fraco à medida que envelhecemos, ou, às vezes, como resultado de uma condição mais grave, como insuficiência cardíaca (que também é mais comum à medida que envelhecemos). As válvulas nas veias de nossas pernas, que deveriam manter o sangue fluindo para o coração, colapsam um pouco, então o sangue se acumula nas extremidades inferiores e causa retenção de líquidos.
Você pode pensar que mais água em seu corpo apenas adiciona mais peso. Na verdade, o oposto é verdadeiro. Se o seu corpo se sente sedento por água, ele vai reter a que tiver. Se você estiver retendo água, certifique-se de ingerir bastante H2O, especialmente se também estiver comendo alimentos salgados. Limitar chá, café e álcool, que podem desidratar, também pode ajudar. Suco de cranberry, por outro lado, tem um leve efeito diurético e pode ajudar a eliminar o excesso de água.
Não é tanto com o saleiro em sua mesa que você precisa se preocupar, mas o sal usado como conservante em alguns alimentos processados, contribuindo para cerca de 70% de nossa ingestão. Todos os alimentos processados e embalados terão mais sódio simplesmente porque os fabricantes querem que eles permaneçam nas prateleiras por mais tempo. Prepare sua comida quando possível, usando itens não processados, como frutas e legumes frescos. Se precisar de um item industrializado, leia o rótulo e compare o teor de sódio em produtos semelhantes.
A atividade física é fundamental para evitar a retenção líquida. Você não apenas estará suando um pouco de líquido, mas também ficará com sede e vai beber mais água. Mover-se também pode ajudar a diminuir o inchaço. Se você estiver dirigindo por longas distâncias, pare o carro em intervalos regulares para poder sair e esticar as pernas. Caminhe quando puder em aviões, ônibus ou trens, e faça exercícios simples com os pés e as pernas enquanto estiver sentado. O exercício regular também é importante se você estiver grávida (embora descansar com os pés para cima também seja inteligente).
Isso é quase tão bom quanto beber água. Os alimentos com alto teor de água ajudam a aumentar a hidratação geral. Ingerir mais líquidos – mesmo na forma de alimentos hidratantes – ajudará seu corpo a excretar água, diz ela. Melancia, espinafre, morango e melão, entre outros, têm muita água. Comer alimentos ricos em potássio, como tomate e batata-doce (e a maioria das frutas e legumes) também pode ajudá-lo a se livrar do excesso de sal.
Veja também: