O tabagismo pode danificar praticamente nosso corpo por inteiro
Redação Publicado em 04/07/2022, às 11h00
Sim, fumar faz muito mal à saúde, e isso não é mais novidade. Porém, muita gente pensa que o cigarro causa apenas câncer de pulmão ou doença cardíaca, e desconhece ou se esquece de outras doenças e problemas. Infelizmente, o tabagismo prejudica praticamente todo nosso organismo. Confira, a seguir, algumas partes do corpo que costumam ser atingidas pelo fumo.
Se você fuma, tem três vezes mais chances de ter um derrame - um coágulo de sangue no cérebro que pode causar vários problemas, incluindo paralisia facial, visão turva, dificuldade para andar e, às vezes, até mesmo a morte. Você também é mais propenso a ter pressão alta, o que pode levar a um aneurisma cerebral. É quando a parede de um vaso sanguíneo em seu cérebro se dilata. Ele pode vazar ou estourar e derramar sangue no tecido próximo.
O tabagismo é uma das principais causas de doenças cardíacas, que são as responsáveis por mais mortes no mundo todo. O fumo endurece e estreita as artérias e faz com que o sangue engrosse e coagule, o que pode causar um ataque cardíaco, por exemplo.
Gengivas sensíveis e sangrando; mastigação dolorosa; mau hálito: a doença gengival é a principal causa de perda de dentes. Se você fuma, tem duas vezes mais chances de tê-la, e quanto mais você fuma, maior o risco.
Dor e inflamação nas articulações? Fumantes são mais propensos a ter artrite reumatoide. E os medicamentos para tratar a doença não funcionam tão bem em pessoas que fumam. Os cientistas não têm certeza do porquê.
Fumar faz com que você tenha duas vezes mais chances de ter degeneração macular, uma condição ocular que destrói a visão central que você precisa para ler, escrever e ver os rostos de outras pessoas. Você também tem três vezes mais chances de desenvolver catarata, que causa visão embaçada.
É verdade: os fumantes do sexo masculino são mais propensos a ter disfunção erétil. E quanto mais você fuma, pior pode ficar. Homens que fumam também são mais propensos a ter câncer de testículo. E as mulheres fumantes são mais propensas a ter câncer do colo do útero.
Se você fuma, pode esperar pelas rugas mais cedo. Fumar acelera o processo de envelhecimento da pele. Pode fazer com que a pele de uma pessoa de 40 anos pareça a de um não fumante de 70 anos. Esse dano não pode ser desfeito e pode piorar muitas doenças da pele, incluindo câncer.
O câncer de pulmão - ligado ao tabagismo em 90% das vezes - é a principal causa de morte por câncer no mundo, em homens e mulheres. Fumar também aumenta a probabilidade de muitos outros tipos de câncer, incluindo de boca, rim, fígado, bexiga, pâncreas, estômago, cólon e reto. E é uma das principais causas da DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), um grupo de enfermidades que danificam os minúsculos sacos de ar nos pulmões.
Úlceras pépticas, doença de Crohn, pólipos do cólon, pancreatite (inflamação no pâncreas) e câncer de pâncreas são algumas das doenças relacionadas à digestão que você tem mais probabilidade de contrair se fumar. Você também tem 35% mais chances de ter diabetes tipo 2, que afeta o fígado e o pâncreas.
Via: WebMD
Veja também:
Um cigarro por dia faz mal à saúde?
Confira 18 dicas para ter uma vida mais longa
Cringe mesmo é fumar: veja dicas para largar o hábito
Usar cigarro eletrônico apenas uma vez já aumenta risco de doenças