Listamos os prós e contras de cada um para você escolher o melhor tipo
Redação Publicado em 25/01/2022, às 12h00
Embora atualmente existam inúmeras opções para quem não gosta de usar absorvente, como coletor menstrual ou calcinha absorvente, ainda há quem prefira o método tradicional para passar pela menstruação. Nesse caso, existe uma dúvida entre muitas pessoas que é: qual é a melhor opção, absorvente interno ou externo?
Para que você decida isso, separamos uma lista de prós e contras de cada método. Confira:
Prós:
Contras:
A maior desvantagem de usar o absorvente interno é o risco de síndrome do choque tóxico (TSS, do inglês “toxic shock syndrome”). Essa é uma complicação rara, mas com risco de vida, de certos tipos de infecções bacterianas.
Felizmente, desde 1980 para cá, os incidentes de TSS caíram e atualmente estima-se que afetam de 0,8 a 3,4 por 100.000 pessoas nos Estados Unidos. Isso inclui casos não menstruais também.
Mas, para reduzir o risco de TSS, algumas dicas são:
Outros contras:
Prós:
Pessoas com períodos menstruais intensos costumam recomendar bastante essa opção, por conseguir conter mais o fluxo. Eles também são ótimos se você é nova no mundo da menstruação ou tem dificuldade em usar os internos.
Outros prós incluem:
Contras:
Essas são apenas algumas das opções disponíveis no mercado. O ideal é testar qual se adapta melhor a você e seu estilo de vida e, caso tenha dúvidas sobre como cada um vai se adaptar ao seu corpo, converse com um ginecologista.
Via: Healthline
Assista também:
Dá pra continuar menstruando enquanto está grávida?
Calcinha absorvente: veja prós, contras e dicas para não ter problemas
Absorvente interno pode “tirar a virgindade”?
Coletor menstrual: é possível "perdê-lo" dentro do corpo?