Redação Publicado em 21/12/2021, às 16h00
Provavelmente, em algumas manhãs, você acorda sentindo que tem alguns anos a mais. Seu corpo dói e tudo parece meio “enferrujado”. Essa rigidez geralmente desaparece em poucos minutos, mas existem dias piores que outros.
Ainda não se sabe ao certo por que a rigidez surge, especialmente à medida que as pessoas envelhecem. O único ponto certo é que ela ocorre após longos períodos de inatividade.
É por isso que, muitas vezes, a sentimos quando acordamos, já que uma noite de sono é o intervalo em que ficamos sem atividade continuamente por mais tempo. No entanto, qualquer outro período prolongado em que permanecemos sentados pode causar rigidez, como assistir TV, trabalhar no computador ou andar de carro.
Para quebrar longos períodos de inatividade, um temporizador no telefone ou no computador para lembrar que você deve se mover durante o dia a cada 30 minutos pode ser útil. Caminhe pela casa ou dê uma volta no quarteirão, faça alguma tarefa doméstica, suba alguns degraus de escada ou, até mesmo, marche no lugar por cerca de um minuto.
Confira:
Outra opção é introduzir na rotina três movimentos de alongamento que se concentram nas principais áreas atingidas pela rigidez: ombros, costas e pernas. Faça isso de manhã para se soltar, durante as pausas do trabalho ou sempre que sentir o corpo um pouco “enferrujado”.
Levante-se e junte os pés. Enquanto você inala, abra os braços para os lados e mova-os para cima em direção ao teto. Enquanto expira, volte com os braços para o lado do corpo. Repita essa sequência de cinco a dez vezes.
Levante-se e deixe os pés ligeiramente separados. Coloque as mãos na parte inferior das costas com as pontas dos dedos apontadas para baixo. Ao inalar, role os ombros para trás e levante suavemente o peito em direção ao teto, arqueando um pouco as costas.
É importante ter cuidado para não estender demais o pescoço. Tente segurar de três a cinco respirações e repita de três a cinco vezes.
Deixe os pés na mesma distância que os ombros e levante os braços para cima. À medida que você faz a expiração, dobre os joelhos para uma posição de um leve agachamento, mantendo sempre as costas retas.
Segure por alguns segundos e fique de pé enquanto abaixa os braços para completar uma repetição. Refaça o movimento de cinco a dez vezes. Uma variação possível é levantar os braços até a altura do peito ou manter as mãos nas coxas para se concentrar apenas na parte inferior do corpo.
Fonte: Harvard Health Publishing
Veja também: