Doutor Jairo
Leia » Pesquisa

Adultos mais velhos tendem mais a ajudar os outros

Jovens x mais velhos: altruísmo ou egoísmo? - Freepick
Jovens x mais velhos: altruísmo ou egoísmo? - Freepick

Redação Publicado em 16/04/2021, às 12h19

Adultos mais velhos têm maior propensão a se esforçarem para ajudar os outros do que os adultos mais jovens, de acordo com uma nova pesquisa da Universidade de Birmingham.

Pesquisadores da Escola de Psicologia dessa universidade foram os primeiros a realizar um estudo mostrando como o comportamento de esforço "pró-social" — visando beneficiar outros — muda conforme as pessoas envelhecem. O trabalho focou particularmente na disposição de as pessoas fazerem esforço físico, em vez de dar dinheiro ou tempo — atitudes que mudam com a idade. Os resultados foram publicados na Psychological Science .

Jovens × mais velhos

Foram testados nessa pesquisa um grupo de 95 adultos com idades entre 18 e 36 anos e outro de 92 adultos com idades entre 55 e 85 anos. Cada participante teve de fazer 150 escolhas sobre se deveria ou não apertar um dinamômetro de mão — um dispositivo para medir a força ou força de preensão – com 6 níveis diferentes de força necessária. Antes disso, os pesquisadores mediram a força máxima de preensão de cada participante, para que pudessem ter certeza de que o esforço que tinham de fazer era o mesmo para todos, e não afetado pela força das pessoas.

A cada decisão, os participantes foram informados se a finalidade era para ganhar dinheiro para si próprios ou para outra pessoa. Primeiro, eles foram convidados a decidir se estariam dispostos a se esforçar para ganhar dinheiro ou não. Se aceitassem a oferta, teriam que pressionar com força suficiente para conseguir o dinheiro.

Quem são mais altruístas: jovens ou idosos?

Os resultados mostraram que, quando a tarefa era fácil, jovens e idosos estavam igualmente dispostos a trabalhar para os outros, mas, quando a tarefa era mais difícil, os idosos estavam mais dispostos a trabalhar para ajudar os outros. Em contraste, os adultos mais jovens eram mais egoístas e muito mais propensos a se esforçarem mais para se beneficiarem.

A equipe também percebeu uma correlação entre a disposição de se esforçar em tarefas que beneficiam outras pessoas e os sentimentos positivos em relação a outras pessoas. Mas era apenas em pessoas mais jovens que esse sentimento de ”brilho caloroso” também estava relacionado ao fato de elas completarem tarefas para si mesmos.

Um dos autores, Dr. Matthew Apps, explicou: "Pesquisas anteriores sugeriram que os adultos mais velhos eram mais pró-sociais do que os jovens porque doam mais dinheiro para instituições de caridade. Mas a quantidade de dinheiro ou tempo disponível para as pessoas muda muito à medida que envelhecemos, assim adultos mais velhos podem parecer mais pró-sociais. Queríamos nos concentrar simplesmente na disposição de as pessoas se esforçarem em nome de outra pessoa, já que isso não deveria depender de sua riqueza ou do tempo disponível. Nossos resultados mostraram muito claramente que os participantes na faixa etária mais velha eram mais propensos a trabalhar mais arduamente para os outros, embora não ganhassem nenhuma recompensa financeira significativa para si próprios”.

Outra autora da equipe, Patricia Lockwood, acrescentou: "Muitas pesquisas se concentraram nas mudanças negativas que acontecem à medida que as pessoas envelhecem. Mostramos que há benefícios positivos em envelhecer também, em particular os idosos parecem estar mais dispostos a se esforçar para ajudar os outros. Esses 'comportamentos pró-sociais' são realmente importantes para a coesão social. Compreender como o comportamento pró-social muda à medida que as pessoas envelhecem é fundamental, pois prevemos o impacto de uma sociedade em envelhecimento”.