Conheça fatores que vão além do excesso de gordura e que influenciam na balança
Redação Publicado em 17/02/2022, às 10h00
A gente já sabe que comer demais ou de menos tem consequências diretas no peso que vemos na balança. Mas, além disso, o que mais pode alterá-lo? Estas são as razões mais comuns pelas quais o peso aumenta:
O sal faz com que o corpo retenha água, especialmente se você não tiver costume de comer uma quantidade alta. Se você já sentiu inchaço depois de uma refeição muito salgada, sabe como é...
Quando comemos carboidratos, a energia que não usamos imediatamente é armazenada como glicogênio nos músculos. Cada grama de glicogênio carrega três gramas de água. É por isso que, se você fizer uma dieta baixa em carboidratos, perderá muito peso de água nas primeiras semanas.
Se você aumentou recentemente seu consumo de vegetais ou mudou para mais alimentos à base de plantas ou integrais, está consequentemente comendo mais fibras. Logo, você pode experimentar constipação temporária, o que faz com que seu peso aumente.
Algumas mulheres podem variar de cinco a oito quilos durante o ciclo menstrual! Mas o problema não é a menstruação em si. Como explica o Office on Women's Health, as alterações hormonais durante esse período podem fazer com que você deseje e coma mais alimentos doces ou salgados do que o normal - e essas calorias extras podem levar ao ganho de peso. Além disso, também há retenção do peso da água durante esse período.
Confira:
Alimentos não digeridos podem causar aumento de peso. Se você comeu tarde da noite ou está se pesando em um horário diferente do dia, a quantidade de comida em seu intestino pode fazer a diferença. Viagens, álcool, dores musculares, falta de sono e estresse também podem causar picos temporários de peso. Se você se pesa com frequência, pode acompanhar esses fatores e antecipar as mudanças de peso que eles podem trazer.
As flutuações de peso também podem ocorrer por conta de problemas médicos subjacentes, algo que a pesagem regular pode ajudar a entender melhor. Por exemplo, o ganho de peso inesperado pode ser causado por problemas de tireoide, insuficiência cardíaca, doença renal, medicamentos e desequilíbrio hormonal.
A perda de peso inexplicável – definida pela Cleveland Clinic como perder pelo menos 10 quilos ou mais de 5% do seu peso corporal durante um período de seis a 12 meses – também pode sinalizar uma série de problemas médicos, desde doença inflamatória intestinal até câncer. Consulte o seu médico se estiver ganhando ou perdendo peso e não souber explicar por quê.
Via: Health
Assista também:
Com que frequência devo me pesar? Veja o que dizem os especialistas
Descubra quais frutas têm mais ou menos açúcar
Dormir mais pode ajudar na perda de peso, diz pesquisa
Quero perder peso, mas por onde começo uma dieta?