Doutor Jairo
Leia » Dermatologia

Alopecia de tração: quando penteados e tranças fazem o cabelo cair

Nas fases iniciais desse tipo de alopecia, a situação ainda é reversível - iStock
Nas fases iniciais desse tipo de alopecia, a situação ainda é reversível - iStock

Alopecia de tração é o nome dado à perda de cabelo causada pela tração excessiva, repetida e prolongada dos fios.

Essa é uma condição que é mais comum em mulheres de cabelo afro, que usam penteados e tranças apertadas, usuárias de mega hair, bailarinas e militares que usam coques apertados, ou, ainda, crianças que amarram o cabelo com muita tração e uso de tranças pesadas.

Primeiros sintomas

Nesses casos, observamos fios mais curtos nas bordas do cabelo, formando uma espécie de franja. Nas fases iniciais, os sintomas podem variar de vermelhidão, descamação e bolinhas de "pus". Nesta fase, a situação ainda é reversível.

Mas com a evolução, uma "cicatriz" ocorre no folículo piloso, que perde a capacidade de produzir novos fios de cabelo, ou seja, há perda definitiva dos fios e o paciente já observa falhas permanentes no couro cabeludo.

Previna-se

Por isso, evite tração excessiva em qualquer circunstância, seja na hora de prender, fazer tranças e, principalmente, no uso de mega hair e dreads.

Mamães cujas filhas têm cabelo afro: evitem tranças e penteados apertados que façam tração dos fios. A prevenção é o melhor caminho.

Dr. Jaqueline Zmijevski

Dr. Jaqueline Zmijevski

Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), pós-graduada em Medicina Estética e fellow em Tricologia pela Associação Médica Brasileira (AMB). A médica também é membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e da Associação Brasileira de Medicina Estética. Instagram: @dermato.jaqueline