Alopecia de tração é o nome dado à perda de cabelo causada pela tração excessiva, repetida e prolongada dos fios.
Essa é uma condição que é mais comum em mulheres de cabelo afro, que usam penteados e tranças apertadas, usuárias de mega hair, bailarinas e militares que usam coques apertados, ou, ainda, crianças que amarram o cabelo com muita tração e uso de tranças pesadas.
Nesses casos, observamos fios mais curtos nas bordas do cabelo, formando uma espécie de franja. Nas fases iniciais, os sintomas podem variar de vermelhidão, descamação e bolinhas de "pus". Nesta fase, a situação ainda é reversível.
Mas com a evolução, uma "cicatriz" ocorre no folículo piloso, que perde a capacidade de produzir novos fios de cabelo, ou seja, há perda definitiva dos fios e o paciente já observa falhas permanentes no couro cabeludo.
Por isso, evite tração excessiva em qualquer circunstância, seja na hora de prender, fazer tranças e, principalmente, no uso de mega hair e dreads.
Mamães cujas filhas têm cabelo afro: evitem tranças e penteados apertados que façam tração dos fios. A prevenção é o melhor caminho.
Dr. Jaqueline Zmijevski
Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), pós-graduada em Medicina Estética e fellow em Tricologia pela Associação Médica Brasileira (AMB). A médica também é membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e da Associação Brasileira de Medicina Estética. Instagram: @dermato.jaqueline