Redação Publicado em 28/04/2024, às 10h00
A amizade colorida é um tipo de relacionamento em que pessoas que são amigas concordam em ser íntimas física ou sexualmente, sem o compromisso ou as expectativas associadas aos relacionamentos românticos tradicionais. Em inglês, o termo usado é “amigos com benefícios”, o que pode dar uma ideia melhor desse tipo de acordo.
Você já deve ter visto essa dinâmica de relacionamento em filmes e programas, mas será que isso funciona na vida real? Em entrevista ao site VeryWellMind, a psicóloga Sabrina Romanofff explica que sim, o acordo pode funcionar se as partes seguirem algumas regras básicas.
Estas são algumas das principais características de um relacionamento de amizade colorida:
- Amizade: as pessoas envolvidas são amigas, podem partilhar interesses em comum, preocupam-se e respeitam-se mutuamente e gostam de passar tempo juntas como amigos.
- Intimidade física: os “benefícios” desse acordo podem incluir sexo e outras formas de intimidade física, como beijos e abraços.
- Encontros casuais: esses relacionamentos podem incluir encontros casuais, como assistir a filmes juntos, preparar o jantar um para o outro e passar tempo com os amigos um do outro.
- Falta de expectativas: essas relações consistem em desfrutar da companhia um do outro sem qualquer compromisso ou expectativa de que irão progredir para uma relação romântica.
- Não exclusividade: os acordos são muitas vezes não exclusivos, com os parceiros livres para namorar outras pessoas, se assim o desejarem.
- Temporário: essas relações são muitas vezes de curta duração. Eles podem, porém, evoluir para um relacionamento mais comprometido, retornar à amizade ou terminar completamente.
É importante observar que relacionamentos de amizade colorida que podem ser diferentes para cada pessoa. “Não existem regras ou diretrizes para essas relações. Eles podem variar amplamente com base nas preferências das pessoas envolvidas”, diz Romanoff.
Se você está se perguntando se um acordo de amizade colorida é adequado para você, aqui estão alguns fatores a serem considerados:
- Você quer intimidade sem compromisso: esse relacionamento é ideal para você se você quer a intimidade de um relacionamento, mas não quer compromisso ou monogamia. Pode ser particularmente benéfico para pessoas que não têm tempo, energia ou desejo para um relacionamento sério, mas ainda desejam uma conexão física com alguém.
- Você não quer as complicações de um relacionamento: esse acordo pode funcionar para você se quiser os benefícios de um relacionamento sem os aspectos mais desafiadores de um compromisso, comovulnerabilidade, sacrifício e tentativa de atender a muitas das necessidades um do outro.
- Você gosta do seu amigo, mas não acha que isso funcione a longo prazo: um relacionamento de amizade colorida pode funcionar se você se sente atraído por um amigo e gosta de passar tempo com ele, mas não se vê de maneira exclusiva. Isso pode ser devido a diferenças de valores, como você querer casamento ou filhos e seu amigo não.
Por outro lado, uma amizade colorida pode não ser uma boa ideia para você se:
- Você tende a se apegar emocionalmente e tem dificuldade em manter encontros casuais.
- Você tende a desenvolver expectativas e a se magoar se elas não forem atendidas.
- Você não se dá bem com a não-monogamia e fica extremamente possessivo e com ciúmes das outras pessoas na vida do seu parceiro.
- Você está apaixonado pela pessoa e espera que o acordo se transforme em um relacionamento.
- Você não lida bem com a incerteza e precisa saber o que o futuro reserva.
Pode ser útil estabelecer regras básicas sobre coisas como a frequência com que vocês se encontrarão, quais atividades são permitidas e quais são proibidas, se vocês verão outras pessoas e o que compartilhar ou não sobre sua vida amorosa. Também vale discutir que métodos anticoncepcionais vocês usarão e o que dirão aos outros sobre seu acordo. Veja outras recomendações:
- Respeitem um ao outro e os limites compartilhados: para que esse relacionamento funcione, é importante respeitar os limites e a privacidade de cada um. Evite violar as regras do relacionamento e tratem-se com consideração, gentileza e respeito mútuo.
- Façam questionamentos regulares: a psicóloga recomenda checar, de vez e quando, o que cada um está achando do relacionamento. Ela também recomenda verificar se o relacionamento ainda está servindo para você e o que você deseja – só porque funcionou no início, não significa que continuará funcionando no futuro.
- Administre seu ciúme: se o acordo não for exclusivo, você ou seu parceiro também poderão sair com outras pessoas. Podem surgir sentimentos de ciúme e é importante que você administre esses sentimentos sem descontar em seu parceiro. Comunique claramente o que você está sentindo, seja honesto consigo mesmo sobre o que está funcionando e o que não está, e pratique o processamento e o gerenciamento de emoções difíceis, como o ciúme, que possam surgir.
- Concentre-se no presente: lembre-se de que esse relacionamento é casual e não tem a intenção de levar a um relacionamento romântico sério. Evite ficar pensando no passado ou se projetar no futuro.
- Saiba quando terminar as coisas: se você descobrir que não está mais se divertindo ou não está na mesma página que seu parceiro, talvez seja hora de encerrar o acordo. Terminar de maneira amigável e respeitosa pode ajudar a preservar a amizade.
Às vezes isso pode acontecer; no entanto, nem sempre é esse o caso.
Um estudo de 2013 com mais de 308 participantes que tinham amizades coloridas descobriu que a maioria deles não levou a relacionamentos mais comprometidos. Os pesquisadores observam que a maioria dos relacionamentos voltou a transformar-se em amizades.
Se você descobrir que desenvolveu sentimentos românticos por alguém com quem está nesse acordo, é importante dizer para a pessoa como você se sente.
Depois de compartilhar seus sentimentos, vocês podem trabalhar juntos para atender às necessidades um do outro ou encerrar o acordo para encontrar alguém que possa ajudá-lo a alcançar seus objetivos de relacionamento.
Não é uma boa ideia permanecer nesse acordo se você tem sentimentos mais profundos pela pessoa e deseja mais do que ela está lhe dando. Ser “amigo com benefícios” pode lhe dar uma falsa sensação de esperança com alguém que não quer as mesmas coisas que você e impedi-lo de atingir seus objetivos de relacionamento com alguém que quer o mesmo que você.