Redação Publicado em 18/02/2021, às 11h50
Anitta assustou os fãs essa semana após sua equipe fazer um comunicado oficial anunciando que ela foi internada por intoxicação alimentar. A cantora, que passou o último final de semana em uma ilha com alguns amigos para gravar seu reality show, começou a passar mal já na terça-feira (16) e teve que ser internada em um hospital no Rio de Janeiro.
Em nota, a assessoria afirma que "Anitta está sob cuidados médicos, recebendo medicação e hidratação. A cantora, ainda sem previsão de alta, passará mais esta noite no hospital."
Ver essa foto no Instagram
Intoxicação alimentar é o nome casual dado à gastroenterocolite aguda (também conhecida como Geca). Ela é causada pelo consumo de água ou alimento contaminado e, em geral, traz mais riscos quando se dá em pessoas muito idosas ou crianças muito novas. Normalmente, é causada por bactérias, mas também tem relação com vírus, fungos e protozoários.
Dessa forma, tudo isso pode aparecer durante a manipulação, preparo, conservação e armazenamento do alimento. No calor, por exemplo, é mais fácil para as bactérias se proliferarem, facilitando uma possível intoxicação. Além disso, água não filtrada e não potável, como de rios, lagos e nascentes, também pode trazer esse malefício à saúde.
Os sintomas mais comuns da intoxicação são náusea, vômito, diarreia, febre, dor de barriga, cólica e sensação de mal-estar. A grande preocupação, nesses casos, é que, quando a pessoa apresenta sintomas muito graves, há risco de uma desidratação. Quando isso ocorre, é importante procurar um médico, pois pode ser necessário o uso de soro ou algum outro tratamento especial.
Vale lembrar também que, às vezes, os sintomas podem aparecer até três dias após a ingestão do alimento ou água contaminados.
Algumas dicas para evitar a intoxicação são: