"Pode tomar anticoncepcional e vitamina juntos? Tira o efeito do remédio?" Essa foi a dúvida enviada por uma leitora. Não é incomum as pessoas terem
Jairo Bouer Publicado em 28/09/2020, às 08h00 - Atualizado em 29/09/2020, às 23h35
“Pode tomar anticoncepcional e vitamina juntos? Tira o efeito do remédio?” Essa foi a dúvida enviada por uma leitora. Não é incomum as pessoas terem dúvidas sobre a interação entre a pílula e outros medicamentos ou suplementos alimentares.
Na verdade, sempre que uma garota ou mulher que toma pílula for usar algum remédio, vitamina ou mesmo plantas medicinais, o ideal é que ela fale antes com o(a) ginecologista. É que alguns componentes desses produtos podem, sim, interferir no efeito da pílula. Isso acontece, por exemplo, com certos antibióticos, antivirais e medicamentos de controle especial (como os usados em casos de ansiedade, depressão ou convulsões).
Até alguns fitoterápios, como a erva-de-são-joão, que é indicada para sintomas depressivos, podem interferir no metabolismo da pílula e comprometer seu efeito – não é porque um produto é natural que não há risco de interações, OK?
Em relação às vitaminas, especificamente, não há com o que se preocupar, a não ser que o suplemento utilizado também inclua outras substâncias. De qualquer forma, fica a dica: sempre que você for tomar algum remédio ou suplemento, dê uma checada antes, com o ginecologista, se há problema. E avise também o médico que prescreveu esse remédio que você faz uso de anticoncepcional.
Veja também:
Saiba mais:
Como é que funciona a pílula anticoncepcional?
Pílula anticoncepcional interfere na libido?
Pílula anticoncepcional interfere na libido?
Anticoncepcional faz mal? Veja três respostas a dúvidas comuns sobre o tema