Redação Publicado em 24/05/2021, às 10h01
Juliette Freire foi a grande vencedora do BBB21, mas, além de levar para casa R$1,5 milhão, a advogada também desenvolveu ansiedade após o reality. Ao jornal Extra, do Rio de Janeiro, ela revelou que agora “tem medo de tudo”.
“Meu psicológico não está 100%. Ainda tenho memórias perturbadoras [do programa]. Comecei a ter problema de ansiedade no início da pandemia, mas não era algo patológico, a se tratar. Agora, está muito intenso, chego a me tremer toda. Tenho medo de tudo. Quando tem muita gente junta, temo que as pessoas se machuquem. Quando falo, temo machucar alguém. Tenho receio de usar uma palavra errada. Eu me assusto com o poder da minha opinião e as consequências dela”, disse Juliette.
Ela também contou que agora se consulta duas vezes por semana com um terapeuta e explica como tem se sentido.
"Eu tenho dormido pouquíssimo. No dia em que consegui descansar melhor, foram cinco horas de sono. Nos outros, duas ou três, ou não dormi. Também não tenho conseguido me alimentar direito, por causa da ansiedade".
O TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada) atinge cerca de 264 milhões de pessoas no mundo e tem como característica principal uma preocupação extrema.
Porém, em 25% dos casos, o TAG está acompanhado também de outras doenças psiquiátricas, sendo a depressão a mais comum. Entre os sintomas do transtorno de ansiedade generalizada, os mais fáceis de reconhecer são os físicos, tais como:
Porém, além desses, o paciente também pode desenvolver sintomas emocionais e neurológicos, como:
⇒ Quer receber destaques do site na palma da sua mão? Participe do nosso canal no Telegram!
Normalmente, em casos de pessoas diagnosticadas com TAG, o tratamento é feito através de uma combinação de:
Psicoterapia– a mais comum para o transtorno de ansiedade generalizada é a terapia cognitivo-comportamental.
Medicamentos – os mais comuns são os ansiolíticos e antidepressivos. É necessário prescrição médica e deve-se ter atenção aos efeitos colaterais.
Atividades físicas – além do tratamento convencional, uma ideia legal para quem tem ansiedade é fazer exercícios. Além de distrair a mente e ajudar a melhorar o sono, os exercícios também liberam substâncias no corpo que promovem bem-estar.
Veja também: