Para as crianças, a autoestima é de extrema relevância para desenvolver sua confiança e permitir que cresçam com autonomia e capazes de aceitar a si
Jairo Bouer Publicado em 19/11/2020, às 16h47
Para as crianças, a autoestima é de extrema relevância para desenvolver sua confiança e permitir que cresçam com autonomia e capazes de aceitar a si mesmos e aos outros. Mas, se aprender a se valorizar é difícil até para os adultos como ajudar as crianças a desenvolver essa capacidade? Esse é o objetivo do livro “Autoestima de A a Z”, das psicólogas Cristiane Rayes e Iara Mastine.
Apesar de focado para o público infantil, o livro pode ajudar pessoas de qualquer idade que desejam se conectar com a criança interior, aumentar o amor-próprio e ajudar os pequenos a desenvolver esse sentimento.
O livro convida a refletir com o personagem principal sobre o tema e ajuda a “completar” as palavras que podem ajudar o leitor a ser quem deseja ser.
“O duende Az passa por cada letra do alfabeto, criando palavras (afirmações) que auxiliam a fortalecer sua autoestima. Por exemplo, na letra “E” o duende construiu a palavra “elegância”, pois quando ele está bem elegante sua autoestima está fortalecida. A letra “S”, ele formou a palavra “singularidade” de como você deve se sentir singular, único. A letra “Y” é a palavra “yes” que significa colaborar, celebrar e dizer sim para as suas vitórias”, conta Mastine.
Essas palavras podem ser ações, emoções, atitudes, valores, desafios, competências, habilidades ou até pessoas e lugares que promovam o bem-estar, a segurança, a confiança e, enfim, a autoestima do leitor.
A obra será lançada exclusivamente no Parenting Brasil – 1º Congresso Internacional de Educação Parental, de 19 a 21 de novembro, mas já pode ser adquirida no site da editora Literare Books International (https://loja.literarebooks.com.br/autoestima-de-a-a-z).
Saiba mais
Participar de vários grupos faz bem para a autoestima, conclui pesquisa
Mari Bridi fala sobre ciúmes de Rafael Cardoso; entenda o perigo do sentimento
Relações de confiança podem atenuar estresse pós-traumático
Crianças (e também adultos) precisam escrever mais à mão
Estudar para o vestibular e cuidar de criança ao mesmo tempo: como lidar?
Tristeza é a emoção que mais deflagra o desejo de fumar, segundo estudo
Autoestima
Participar de vários grupos faz bem para a autoestima, conclui pesquisa