Um estudo foi feito na Holanda e chegou a resultados interessantes
Redação Publicado em 19/10/2021, às 10h00
Você provavelmente já ouviu alguém dizer que tomar banho gelado pode melhorar a imunidade, mas será que isso é mesmo verdade? Bom, um estudo holandês publicado em 2016 na revista PLOS One, recrutou 3.018 pessoas on-line e de forma aleatória, e as dividiu entre tomar um banho frio todas as manhãs durante um mês, ou continuar com a temperatura normal. Aqueles que tomaram banho frio foram ainda divididos em aqueles que deveriam fazê-lo por 30 segundos, 60 segundos ou 90 segundos.
Durante o inverno seguinte, houve um surto de gripe e descobriu-se que as pessoas que tomavam banho frio tinham 30% menos probabilidade de tirar folga por doença do que aquelas em um grupo de controle, embora não importasse se você estava no grupo de 30 segundos ou qualquer um dos grupos mais longos.
Sim! O hábito do banho por si só já ajuda o organismo a se manter saudável e equilibrado, eliminando impurezas, inclusive as causadas pela poluição e pelo suor, trazendo sensação de bem-estar.
E, por isso, vale lembrar que a rotina de limpar o corpo com o banho diário com água fria e morna não compromete a camada de sebo que ajuda na hidratação da pele. Além disso, o banho deve ser curto, com duração variando de cinco a dez minutos.
Normalmente, a água quente não é recomendada, pois contribui para o ressecamento da pele e dos cabelos. Por sua vez, a água fria ajuda a aumentar os níveis de alerta e a liberação de endorfina. Além disso, os banhos frios são mais econômicos pelo menor gasto de eletricidade.
Assista também:
Confira 7 dicas para se cuidar durante o tempo seco
Guia do banho: conheça 10 benefícios de cultivar esse hábito
Será que existe um limite para a higiene pessoal?
Mila Kunis e Ashton Kutcher revelam não tomar banho todo dia