Redação Publicado em 28/05/2021, às 09h51
Em entrevista ao podcast "Almasculina", Bárbara Paz revelou que se identifica como pessoa não binária, ou seja, ela não se reconhece dentro do gênero masculino ou feminino.
“Sou uma pessoa inquieta. Uma mulher, um homem, não binária. Descobri que sou não binária há pouco tempo. Um amigo meu falou que eu era, e eu acreditei, entendi. Sou uma pensadora, uma diretora, uma cineasta, uma atriz, uma pintora, uma escritora. Nas horas vagas a gente tenta tudo com as mãos, com a cabeça, com o cérebro e com a imaginação”, disse ela na entrevista.
A atriz também falou sobre como foi sua infância, quando ainda não existiam esses termos, e citou sua sexualidade, dizendo que também não é algo definido.
“Quando ouvi esse discurso do não binário, do transgênero, pensei: 'Será que se tivesse escutado isso com 12 ou 13 anos eu teria achado que eu era, pelo fato de eu sentir isso?'. E não estou falando de sexualidade, mas de sensação. Às vezes, eu me olhava no espelho e me sentia um garoto. Eu me olho no espelho hoje e sou uma mulher com peito, bunda, curvas... E você fala: 'Nossa, é super estranho'. Muitas vezes. Não é que eu não gosto. É estranho às vezes. E às vezes eu gosto. Então, gosto de ser menino e de ser menina. Pode? Hoje pode! Então hoje chama não binário? Isso! Nossa, que legal! Então, está tudo certo eu falar isso? Não. Então, cada vez mais a gente consegue respirar e ser a gente. E isso não tem a ver com sexualidade, se gosto de mulher ou de homem. Gosto de pessoas”.
Por fim, Bárbara comenta que tudo o que aprendeu sobre sexualidade foi lendo em revistas, já que não se falava muito disso em sua época: “Se falavam, não me lembro, porque eu nunca me questionei muito. Se é homem ou mulher, do que você gosta. Para mim, você gosta de pessoas”.
Veja também: