Estudos mostram que alguns tipos de chá podem aliviar as dores da artrite
Redação Publicado em 21/01/2022, às 11h00
Se a dor e a rigidez têm um impacto desconfortável em sua vida, uma caneca de chá pode ser um caminho simples e suave para se sentir melhor! Um estudo observacional publicado na Arthritis Research & Therapy em agosto de 2021 descobriu que aqueles que bebiam mais de duas xícaras de chá por dia eram menos propensos a ter artrite reumatoide do que aqueles que não bebiam chá ou que não bebiam chá regularmente.
Quando se trata de tratar a artrite, “acredito que o chá pode ser benéfico”, diz Mahsa Tehrani, reumatologista em Viena, Virgínia. “Alguns chás têm propriedades anti-inflamatórias fantásticas, que teoricamente podem ajudar com a inflamação subjacente”, diz ela.
Confira:
A palavra-chave é teoricamente, porque a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA não aprovou chás ou outros suplementos como remédios para tratar condições de saúde ou doenças. No entanto, os chás têm sido associados a diversos resultados de saúde. Os chás, quentes ou frios, são à base de água, portanto, não adicionam calorias, sódio, conservantes, adoçantes, carboidratos, proteínas ou gorduras quando feitos em casa. Quando você mergulha as folhas de chá em água quente, obtém a essência dos benefícios da planta, que incluem polifenóis ou antioxidantes. Além de ajudar a aliviar a artrite reumatóide, o chá também pode proteger contra doenças cardíacas e possivelmente câncer, diminuir o colesterol e o risco de diabetes.
No entanto, vale destacar que é importante conversar com seu médico antes de tentar qualquer tratamento complementar para garantir que eles não interajam com seus medicamentos prescritos ou outros produtos que você toma, de acordo com o Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa dos Estados Unidos. Como todos os suplementos, os chás como medicamentos não são regulamentados pelo FDA e os produtos podem conter ingredientes que não estão listados no rótulo ou fornecer doses irregulares. Em alguns casos, o chá pode aumentar o risco de efeitos colaterais da medicação. Discuta os detalhes com seu médico. Depois de obter o sinal verde, a hora do chá pode se tornar sua hora favorita do dia!
Algumas dicas de chá são:
Além de ser um protetor da saúde do coração e impulsionador do cérebro, esse superstar antioxidante também pode ajudar a reduzir a dor e a inflamação nas articulações causadas pela artrite reumatóide (AR). Um estudo em animais, publicado na Arthritis & Rheumatology em fevereiro de 2016, descobriu que um fitoquímico no chá verde conhecido como epigalocatequina-3-galato (EGCG), pode bloquear os efeitos da AR sem afetar outras funções celulares. Embora o estudo tenha sido realizado em animais, os pesquisadores acreditam que o EGCG pode ser uma alternativa futura aos medicamentos prescritos. Nota: De acordo com o Memorial Sloan Kettering Cancer Center, o chá verde pode interagir com acetaminofeno (Tylenol), codeína e outros medicamentos.
Ele não serve apenas para dores de estômago! Um estudo italiano publicado na Natural Product Research em 2016 avaliou o efeito da suplementação de gengibre na inflamação e dor crônica no joelho em pessoas com artrite. Os participantes do teste tomaram 25 miligramas de gengibre por 30 dias – juntamente com 5 gramas de equinácea – e relataram melhorias significativas em uma escala de dor e qualidade de vida. Uma nota de cautela: o gengibre pode afetar a coagulação do sangue, de acordo com a Michigan Medicine, então você pode ignorá-lo se estiver tomando medicamentos para afinar o sangue.
A fruta vermelho-alaranjada que aparece nas roseiras depois que elas florescem é uma fonte concentrada de vitamina C e há muito tempo é usada como remédio herbal. Mas uma pesquisa publicada no Australian Family Physician descobriu que um de seus fitoquímicos, uma espécie de galactolipídeo, tem propriedades anti-inflamatórias que podem beneficiar tanto aqueles com osteoartrite quanto com AR. Essa meta-análise descobriu que o pó de rosa mosqueta “reduziu consistentemente os escores de dor e que os pacientes alocados para o pó de rosa mosqueta tinham duas vezes mais chances de responder ao produto em comparação com o placebo”.
A rosa mosqueta faz um chá azedo e frutado que muitas vezes é misturado com hibisco; verifique uma loja de alimentos saudáveis ou uma de chás especiais para encontrá-lo. Esteja atento: evite a rosa mosqueta se tiver doença falciforme, diabetes, anemia ou deficiência de ferro, observa a Michigan Medicine. E converse com seu médico se estiver grávida antes de experimentar esse chá.
Fonte: Everyday Health
Assista também:
Será que chá de camomila funciona mesmo?
Conheça os benefícios do chá de camomila
Tomar chá pode fazer o homem brochar?
Chá de kannjim funciona como estimulante sexual?