Eles apimentam o prazer solo e até a vida a dois. Algumas pesquisas sugerem que pessoas adeptas de brinquedos sexuais relatam benefícios para o relacionamento. São uma maneira simples de trazer novidade para a rotina e manter a tal da “chama acesa”.
Além disso, os brinquedos sexuais também podem ser aliados na hora de conhecer e de explorar o próprio corpo, descobrindo, assim, novas fontes de prazer, que depois podem ser levadas para o relacionamento. Eles podem auxiliar na vivência de fantasias sexuais, facilitar o orgasmo e até ajudar a lidar com algumas dificuldades sexuais.
Apesar de serem uma ótima aquisição para quem busca aumentar o prazer, é importante tomar certos cuidados antes, durante e depois do uso. Conheça sete dicas simples para utilizar os brinquedos sexuais de forma segura:
Guarde a embalagem ou o manual de instruções do produto, que geralmente inclui informações sobre limpeza, ou, pelo menos, sobre o tipo de material utilizado, o que pode ser útil caso você tenha algum tipo de alergia. Se tiver perdido, procure o site do fabricante ou se informe na loja onde realizou a compra.
É preciso lavar e secar o produto depois de cada uso. Em geral, água morna e sabão neutro são suficientes para materiais não porosos, como os de 100% silicone ou de plástico duro. Já objetos de aço inoxidável podem ser fervidos por 10 minutos. Mas o ideal é sempre conferir as especificações para saber o que pode ser mergulhado na água ou apenas limpo com pano úmido.
Produtos com material poroso (como PVC, vinil, borracha gelatinosa, acrílico, misturas de silicone, elastômero e outros) podem deformar ou soltar substâncias se forem aquecidos. Eles podem ser lavados com água e sabão, mas, mesmo assim, existe o risco de absorverem algum germe. Por isso, usá-los com camisinha pode ser uma boa ideia. Além disso, é importante mantê-los em local protegido de calor e do sol.
Saiba que é possível contrair infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) ao compartilhar objetos de uso íntimo! Se você dividir seu brinquedo erótico com alguém durante a transa, não se esqueça de protegê-lo com preservativo. O ideal, mesmo, é cada um ter o seu.
Vale higienizar o brinquedo erótico, também, antes de cada uso, pois ele pode ter acumulado pó ou sujeira enquanto ficou guardado.
Não se aventure com objetos que não sejam específicos para o sexo ou você pode acabar com ferimentos ou outras complicações. Nesses casos, não tenha vergonha de procurar o médico ou até um pronto-socorro e contar o que aconteceu!
Lubrificantes são muito bem-vindos no uso dos brinquedos sexuais, mas dê preferência aos produtos à base de água! Outras substâncias podem causar alergias ou danificar a camisinha e também o brinquedo sexual (e isso inclui produtos caseiros, como óleos ou manteiga).
Tatiana Pronin
Jornalista e editora do site Doutor Jairo, cobre ciência e saúde há mais de 20 anos, com forte interesse em saúde mental e ciências do comportamento. Vive em NY. Twitter: @tatianapronin