Redação Publicado em 17/09/2022, às 08h00
A calistenia é um método de treino em que os exercícios não exigem pesos, halteres, aparelhos ou equipamentos, sendo praticados apenas com o peso corporal. É um tipo de treino focado no ganho de força e de hipertrofia e, com ele, é possível treinar braços, pernas, costas, glúteos, ombros e peitoral.
O método envolve exercícios mais simples, como abdominais e agachamentos, e mais complexos, como em argolas e em barras. Com orientação especializada, qualquer pessoa pode praticar a calistenia, já que a sobrecarga pode ser regulada com a escolha dos exercícios corretos.
A prática da calistenia pode trazer diversos benefícios para o corpo, já que os exercícios são completos, capazes de recrutar diferentes músculos ao mesmo tempo. Alguns dos seus principais benefícios incluem:
Estudos também já aferiram os benefícios da calistenia. Num deles, pesquisadores brasileiros dividiram pessoas entre 19 e 40 anos em um grupo da calistenia e um de controle. O primeiro time foi submetido a 27 sessões de treinamento, três vezes por semana, com duração de 50 minutos cada.
O treinamento foi dividido em quatro blocos, avaliando a capacidade de salto, de agilidade, de força isométrica e de resistência intermitente dos participantes. De acordo com a pesquisa, foram observadas diferenças significantes na composição corporal das pessoas que praticavam calistenia regularmente.
Além disso, a análise mostrou aumento significativo na massa magra, além de diminuição significativa no percentual de gordura corporal. A principal orientação para quem quer começar a sentir esses e outros benefícios, porém, é procurar a ajuda de um profissional da educação física.