Calistenia para panturrilhas: 3 exercícios para fazer em casa

É possível treinar os músculos que formam a panturrilha sem academia; conheça os exercícios!

Redação Publicado em 26/03/2022, às 07h00

A calistenia é um método de treino em que os exercícios não exigem pesos, halteres, aparelhos ou equipamentos - iStock

Panturrilhas são o nome popular para os músculos que englobam a região, como: gastrocnêmio, sóleo, tibial posterior, flexor longo dos dedos e flexor longo do Hálux. Esses músculos são essenciais para diversos movimentos e sustentam parte dos impactos de outros esportes, como a corrida, por exemplo.

A panturrilha normalmente é uma região bastante resistente, pois é muito usada no dia a dia, em caminhadas e subidas e descidas de escadas. Por esse motivo, é uma região que necessita dos estímulos e dos exercícios corretos para se desenvolver - e você pode conseguir isso por meio da calistenia!

O que é calistenia?

A calistenia é um método de treino em que os exercícios não exigem pesos, halteres, aparelhos ou equipamentos, sendo praticados apenas com auxílio do peso corporal. A calistenia é, portanto, um método completo de exercícios de força e hipertrofia, capaz de proporcionar inúmeros estímulos: usando somente o próprio peso é possível treinar braços, pernas, costas, glúteos, ombros e peitoral.

O método é bastante democrático, pois envolve exercícios mais simples, como abdominais, flexão de braços e agachamentos, e mais complexos, como os feitos em argolas e barras. É democrático, também, porque é possível praticá-lo em qualquer lugar: em casa, no parque ou na praia, por exemplo.

Benefícios da calistenia

A prática da calistenia pode trazer diversos benefícios para o corpo, já que os exercícios são completos, capazes de recrutar diferentes músculos ao mesmo tempo. Além do maior gasto calórico, isso proporciona:

Calistenia para as panturrilhas

A seguir, separamos três exercícios de calistenia para a panturrilha que podem ser feitos sem o uso de aparelhos, anilhas ou halteres. Confira:

Flexão plantar unilateral

Em pé, apoie-se em uma parede e equilibre-se em um dos pés. Faça o movimento de subir e descer sem encostar o calcanhar no chão e alterne a perna. Se achar o movimento muito difícil, você pode fazê-lo com as duas pernas ao mesmo tempo.

Elevação sóleo

Fique de cócoras, apoiando-se apenas na ponta dos pés. Então, faça o movimento de levantamento usando apenas a parte dos dedos. Se achar difícil, use um apoio.

Caminhada do pato

Também de cócoras, você andará para a frente usando apenas a força das panturrilhas. O movimento é similar à caminhada de um pato, por isso o nome.

Leia também

5 motivos para começar a praticar calistenia


Calistenia: 7 exercícios para manter o corpo ativo nas férias


5 exercícios de calistenia para os braços; veja como fazer!


Como treinar ombros em casa? Conheça 4 exercícios de calistenia