Redação Publicado em 21/04/2021, às 12h00
Um dos medos e noias mais comuns durante a relação sexual é a camisinha estourar. De gravidez indesejada a IST, um preservativo furado pode trazer algumas complicações para a vida das pessoas e é por isso que separamos algumas dicas do que fazer caso isso ocorra com você.
1. Ao ver que a camisinha estourou, o recomendado é parar imediatamente a relação e lavar os órgãos genitais com água e sabão.
2. Se houver ejaculação e só depois repararem que o preservativo furou, é preciso prestar atenção em alguns detalhes. Por exemplo, a mulher estava no período fértil? Se sim, o ideal é ligar para o ginecologista e perguntar sobre o uso da pílula do dia seguinte, para evitar uma possível gravidez. Vale lembrar que a pílula deve ser usada em até 72 horas depois da relação.
3. Também é importante, se você não conhecer a pessoa com quem se relacionou, procurar um centro médico para que receba a PEP (Profilaxia Pós-Exposição de Risco). Ela consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir infecções sexualmente transmissíveis.
4. Por fim, fique de olho no seu próprio corpo. Se na semana seguinte da relação desprotegida aparecer algo incomum, como feridas, corrimento ou coceira, é preciso procurar um médico para fazer avaliação do caso.
Veja também: