Câncer de pulmão: parar de fumar aumenta sobrevida em 29%

Pesquisa sugere que cessar com o tabagismo depois do diagnóstico traz benefícios aos pacientes

Redação Publicado em 04/01/2022, às 15h00

De acordo com a OMS, o tabaco causa mais de oito milhões de mortes por ano no mundo - iStock

Pacientes com câncer de pulmão que pararam de fumar após o diagnóstico apresentaram uma melhora de 29% na sobrevida geral em comparação aqueles que continuaram com o tabagismo após a identificação da doença. 

Essa é uma das descobertas de um novo estudo publicado no Journal of Torácic Oncology, revista oficial da Associação Internacional para o Estudo de Câncer de Pulmão (IASLC). O objetivo dos pesquisadores era analisar se parar de fumar perto ou após o diagnóstico tem um efeito benéfico na sobrevivência de pacientes com câncer de pulmão. 

Para responder essa pergunta, a equipe envolvida no estudo realizou uma meta-análise de pesquisas já publicadas sobre cessação do tabagismo após o diagnóstico de câncer de pulmão e encontraram 21 artigos com mais de 10.000 pacientes. 

Antes tarde do que nunca

Os dados levantados mostraram que parar de fumar após receber o diagnóstico de câncer de pulmão foi significativamente associado à melhora da sobrevida geral, atingindo uma porcentagem de 29%.

De acordo com os pesquisadores, interromper o tabagismo pode desempenhar um impacto positivo na sobrevivência desses pacientes porque a fumaça do tabaco promove o crescimento, a progressão e a disseminação do tumor. Além disso, diminui a eficácia, a tolerância à radiação e aumenta o risco de complicações pós-operatórias. 

Para os autores, o estudo sugere que os profissionais de saúde devem educar pessoas com câncer de pulmão sobre os benefícios de parar de fumar mesmo após o diagnóstico da doença.

Conheça, aqui, algumas dicas para parar de fumar

Confira:

Mais motivos

Cessar o uso do tabaco pode aumentar a expectativa e a qualidade de vida, além de beneficiar outros aspectos da saúde física e mental e até melhorar a sociabilização. Veja, a seguir, alguns motivos para parar de fumar.

Veja também:

tabagismo câncer de pulmão parar de fumar

Leia também

Lei proíbe cigarros eletrônicos no Ceará; entenda os riscos do hábito


O cigarro eletrônico pode ajudar uma pessoa a parar de fumar?


Como incentivar o parceiro a parar de fumar?


É verdade que fumar causa problemas de ereção?