Redação Publicado em 20/05/2021, às 10h10
Recentemente, a notícia de que Sasha Meneghel se casou, com apenas 22 anos, ganhou destaque em diversos portais. A discussão do momento era que a filha de Xuxa trocou alianças com pouca idade.
Contudo, essa parece ser uma decisão que muitos jovens estão tomando. Fazendo um retrospecto, Luísa Sonza e Whindersson Nunes também se casaram novos, com 19 e 23 anos, respectivamente. Para eles, no entanto, o relacionamento não deu certo e, dois anos depois, anunciaram o divórcio.
De acordo com uma pesquisa realizada em 2015, realmente o risco de divórcio é mais baixo com idade menor, mas isso muda depois dos 30 anos. A partir desse momento, as chances de que o casal se separe acabam sendo maiores, se comparado aos que se casam no fim dos 20 anos, chegando a aumentar cerca de 5% anualmente após os 32 anos.
E isso não tem influência de nenhum outro fator, como educação ou etnias. De acordo com os pesquisadores, o risco de divórcio a partir dessa idade [20 anos] é igual, independente até de religião, tamanho da cidade que se vive ou números de parceiros sexuais anteriores.
Ainda segundo os especialistas, o que pode levar a um risco maior de separação é que, se uma pessoa se mantém solteira por tanto tempo, ela acaba se acostumando com essa vida e encontra mais dificuldade para se relacionar e aceitar outra pessoa.
Contudo, isso não significa que casar tão cedo, com 20 anos, pode ser o caminho do sucesso!
Segundo um estudo feito pelo grupo The Knot WorldWide, o Brasil é o país onde as pessoas se casam mais cedo! Os dados mostram que 56% dos noivos do país estão abaixo de 26 anos, em comparação com 15% em média dos demais países europeus, como França, Itália e Espanha.
A pesquisa ainda mostrou que 11% dos entrevistados se casam por questões religiosas e 91% das pessoas de até 26 anos acreditam em amor para toda a vida.
No final, independente da idade, o ideal é esperar o casamento até que se tenha certeza da decisão. Por mais que haja pesquisas e probabilidades, cada casal sabe de suas escolhas e é responsável por seu próprio relacionamento.
Veja também: