Muitas pessoas têm o hábito de utilizar hastes flexíveis para remover a cera em excesso
Redação Publicado em 22/03/2022, às 16h00
Talvez essa seja uma informação nova, mas você não precisa limpar o interior dos seus ouvidos. Essa função eles são capazes de fazer sozinhos graças à cera de ouvido.
A cera de ouvido (também chamada de cerume) consiste em um fluido oleoso produzido por glândulas na parte externa do canal auditivo. Ela é responsável pela limpeza e lubrificação desse canal, além de protegê-lo, junto do tímpano, da entrada de partículas, como poeira e bactérias que podem causar infecções e lesões.
Normalmente, à medida que falamos, movemos as mandíbulas e mastigamos, a cera migra de dentro do canal auditivo para o ouvido externo, onde, em geral, seca e cai. Na maioria das vezes, ela não precisa de ajuda para sair.
Entretanto, mesmo assim, muitas pessoas, na tentativa de limpar os ouvidos, acabam inserindo hastes flexíveis em suas orelhas para remover a cera...
Confira:
Segundo um artigo da Harvard Health Publishing, usar as hastes flexíveis pode ser prejudicial à saúde dos ouvidos. Ao praticar essa ação, as hastes podem acabar empurrando a cera ainda mais para dentro do canal auditivo, onde se acumula e endurece, especialmente se a pessoa tem um canal estreito ou com muitos pelos. Sem contar que ainda existe o risco de perfurar o tímpano.
A cera de ouvido endurecida pode provocar desconforto, perda auditiva e até zumbidos nos ouvidos, prejudicando o funcionamento do aparelho auditivo. Por isso, uma limpeza nos ouvidos externos com uma toalha de banho já é suficiente.
Algumas pessoas produzem, naturalmente, mais cera do que o esperado, levando também ao acúmulo. Nesse caso, o ideal é buscar uma opinião médica para ter uma orientação adequada de como lidar e retirar a cera com segurança.
Veja também:
Confira 6 dicas para evitar o chulé
16 hábitos que podem afetar sua pele
Micose: 5 dicas para evitar o problema no verão
Seus pés suam muito? Pode ser hiperidrose, veja como tratar