Chefes que ouvem funcionários têm equipes mais eficazes e resilientes

Pesquisa sugere que líderes estimulem a sugestão de ideais e o aprendizado no trabalho

Redação Publicado em 14/06/2021, às 17h00

É importante que os líderes reforcem a cultura de trabalho utilizando a linguagem positiva - iStock

Líderes que incentivam seus funcionários a aprender no trabalho, expressando ideias e sugestões de mudança, têm equipes mais eficazes e resilientes diante de situações inesperadas. Essa é a principal descoberta de um novo estudo realizado pela Universidade Rice (Estados Unidos) e pela Universidade de Windsor (Canadá). 

A pesquisa foi publicada em uma edição especial do periódico Group & Organization Management e analisou o que torna os funcionários mais resilientes e estimula o aprendizado no local de trabalho. Para isso, os autores examinaram especificamente as interações de 48 equipes de cinco startups de tecnologia canadenses. 

Segundo os pesquisadores, o foco de todo o trabalho era entender o que as organizações podem fazer para ajudar os empregados a se tornarem mais resilientes - e os resultados ofereceram a oportunidade de descobrir o importante papel da liderança e da voz dessas pessoas no processo de resiliência.

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Confira:

Trabalho com linguagem positiva

Os achados mostraram que as equipes são mais eficazes e resilientes se seus chefes encorajam os funcionários a assumir riscos, fazer sugestões e aprender com o processo. Assim, criar um ambiente de trabalho centrado na aprendizagem e na comunicação aberta pode ser útil na medida em que o time cresce e assume novas tarefas. 

Para os pesquisadores, é importante que um líder também seja focado em aprender e não apenas nos resultados de desempenho. Dessa forma, é fundamental que ele deixe isso claro com certa regularidade aos funcionários, pois pode fazer total diferença na construção de equipes mais resilientes. 

Ainda de acordo com os autores, os chefes precisam recompensar verbalmente uma mentalidade de aprendizado e reforçar essa cultura de trabalho com linguagem positiva. Por exemplo, quando um líder responde a um empregado que, eventualmente, cometeu um erro no trabalho dizendo: “ótimo, agora você pode aprender com essa experiência”, em vez de repreendê-lo de imediato por cometer um erro, pode fazer uma grande diferença. 

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