Cinco formas de reduzir o risco de demência

Conheça práticas que podem diminuir as chances de desenvolver algum tipo de demência

Redação Publicado em 03/08/2021, às 19h30

A demência é caracterizada pela perda da capacidade de lembrar, pensar ou tomar decisões cotidianas - iStock

Não existe um caminho certo para prevenir todos os tipos de demência e pesquisadores seguem unindo esforços para investigar como a condição se desenvolve. 

Um fator de risco é algo que aumenta a possibilidade de apresentar um quadro específico. No caso da demência, existem alguns fatores de risco que são difíceis ou impossíveis de mudar

Em contrapartida, apesar dos fatores de risco terem forte influência sobre o desenvolvimento de quadros de demência, como o Alzheimer, evidências mostram que algumas práticas podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver a condição. Veja só: 

1. Pratique atividades físicas

Fazer atividade física regular é uma das melhores maneiras de reduzir o risco de demência. Afinal, manter-se em movimento traz benefícios para o coração, sistema circulatório, peso e bem-estar mental. 

É importante encontrar uma maneira de se exercitar que funcione e faça sentido para você. Comece aos poucos e aumente o exercício de forma gradual. Movimentar-se por dez minutos por dia já faz uma grande diferença. 

A recomendação é praticar, semanalmente, de 150 a 300 minutos de atividades físicas moderadas, como uma caminhada ou andar de bicicleta, ou de 75 a 150 minutos intensos, com exercícios como corrida e natação, quando não há contraindicação. 

Também é proveitoso escolher atividades que fortaleçam os músculos – por exemplo flexões e abdominais – e realizá-las, no mínimo , duas vezes na semana. 

2. Tenha uma alimentação saudável

Uma dieta balanceada e rica em nutrientes pode reduzir o risco de demência e de outras condições, incluindo câncer, diabetes tipo 2, obesidade, derrames e ataques cardíacos. 

 Por isso, o ideal é: 

3. Diga não ao cigarro 

Ao fumar, você aumenta – e muito – o risco de desenvolver demência, além de também elevar as chances para outras condições, como derrames, diabetes tipo 2 e câncer de pulmão.

O tabagismo provoca muitos danos à circulação do sangue, incluindo dos vasos sanguíneos do cérebro, coração e pulmões.   

Confira:

4. Beba menos álcool 

Beber grandes quantidades de álcool também aumenta a probabilidade do aparecimento da demência. No máximo, o consumo deve ser de 14 unidades de bebidas por semana (196g de álcool puro). 

Para reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas: 

5. Estimule a mente 

Manter a mente ativa é uma prática com grande potencial de reduzir os riscos de demência. Desafiar-se mentalmente com regularidade parece aumentar a capacidade do cérebro de lidar com a doença.   

Dessa forma, encontre algo que goste de fazer e que desafie o seu cérebro. Por exemplo: estudar para um curso ou, por curiosidade, aprender um novo idioma, fazer palavras-cruzadas, montar quebra-cabeças, jogar cartas ou jogos de tabuleiro, ler livros desafiadores ou escrever. 

Além disso, conversar e relacionar-se com outras pessoas também pode ajudar na prevenção da demência. Tente sempre manter o contato com aqueles que são importantes para você, como amigos e famílias ou faça um voluntariado. 

Fonte: National Health Service (NHS) e Alzheimer’s Society

Veja também:

demência alzheimer estilo de vida

Leia também

Casos de demência podem triplicar até 2050, prevê estudo


Covid-19 aumenta o risco de desenvolver ansiedade, demência e mais


Solidão persistente na meia-idade pode aumentar risco de Alzheimer


Estudo revela que obesidade pode agravar casos de doença de Alzheimer