Jairo Bouer Publicado em 14/10/2019, às 16h38 - Atualizado às 23h55
Muita gente questiona se a circuncisão poderia levar a uma redução na sensibilidade do pênis na idade adulta. Segundo um estudo publicado recentemente, isso não acontece.
Para chegar à conclusão, pesquisadores testaram duas hipóteses que justificariam a diferença. A primeira é que a glande, exposta, ficaria menos sensível com o passar do tempo. A segunda é que o prepúcio seria uma área mais mais sensível do que outras partes do pênis.
O estudo, conduzido por uma equipe da Universidade de Queen, no Canadá, aplicou testes sensoriais em 30 homens circuncidados e 32 com o pênis intacto. Todos eram saudáveis e tinham idades entre 18 e 37 anos. O exame envolvia resposta a toque, calor e dor em diferentes partes do membro. Nenhuma das hipóteses foi confirmada, segundo os pesquisadores.
Eles também compararam o nível de sensibilidade do prepúcio com uma área do antebraço e não houve diferença significativa nas respostas. Já outras partes do pênis, como o eixo e a glande, foram mais sensíveis a estímulos de dor que o antebraço, por isso os pesquisadores concluíram que o prepúcio não é a parte mais sensível do membro masculino.
Os participantes ainda tiveram sua função sexual avaliada com medidas variadas (satisfação durante a penetração, orgasmo etc), e as diferenças não foram significativas entre os dois grupos.
Os autores observam, de qualquer forma, que são necessários mais estudos sobre o tema. Os dados foram publicados no The Journal of Urology e divulgados no jornal britânico Daily Mail.