Redação Publicado em 23/04/2021, às 17h29
O BBB21 já está na reta final e sobraram apenas sete participantes dentro do reality. Entre eles, está Fiuk, que embora já tenha contado que sofre com TDAH e que o programa foi um grande desafio para ele, conseguiu chegar praticamente na final.
Sobre isso, sua irmã, Cleo, que o acompanha do lado de fora da casa, comentou:
“Eu tenho a mesma questão que ele, o TDAH, que dá uma sindromezinha de perseguição, começa a ficar paranoico e estoura com uma pessoa do nada”.
Ela ainda revelou o que falaria para ele caso pudesse: “Diria para ele continuar desconfiando da intuição de que as pessoas estão contra ele”.
Em geral, quando se fala em TDAH (ou DDA, distúrbio do déficit de atenção) é comum as pessoas pensarem mais em crianças e jovens, faixas de idade em que as manifestações talvez sejam mais evidentes (agitação psicomotora, inquietação, dificuldade em manter atenção na sala de aula, agressividade, entre outros).
"Mas os adultos também podem apresentar sintomas de TDAH, sendo que muitos deles nunca passaram por uma avaliação na infância ou adolescência, o que dificulta o diagnóstico na vida adulta", comenta Jairo Bouer.
Existem três tipos diferentes de TDAH, dependendo de quais tipos de sintomas são mais fortes no indivíduo:
Predomínio da desatenção: é difícil para o indivíduo organizar ou terminar uma tarefa, prestar atenção aos detalhes ou seguir instruções ou conversas. A pessoa se distrai facilmente ou esquece detalhes de suas rotinas diárias.
Predomínio de hiperatividade ou impulsividade: a pessoa se agita e fala muito. É difícil ficar sentado por muito tempo (por exemplo, na hora de comer ou enquanto faz o dever de casa). O indivíduo se sente inquieto e tem problemas com impulsividade, ou seja, vive interrompendo muito os outros, arranca coisas da mão das pessoas ou fala em momentos inadequados. É difícil para a pessoa esperar sua vez ou ouvir instruções. Uma pessoa com impulsividade pode ter mais acidentes e lesões do que outras.
Apresentação combinada: os sintomas dos dois tipos acima estão igualmente presentes na pessoa.
Vale destacar que os sintomas de TDAH podem mudar com o tempo, conforme a pessoa envelhece.
Veja também