Doutor Jairo
Leia » Menstruação

Coletor menstrual: meninas virgens podem usar?

Em geral, os coletores armazenam de 20 a 40 mililitros de sangue - iStock
Em geral, os coletores armazenam de 20 a 40 mililitros de sangue - iStock

Redação Publicado em 10/08/2022, às 14h30

O coletor ou copo menstrual é uma alternativa sustentável durante o período menstrual. Ele é pequeno, flexível e tem o formato de funil, podendo ser feito de borracha ou de silicone. Deve ser inserido na vagina durante a menstruação para coletar o sangue e é uma das alternativas aos absorventes descartáveis.

Mas essa ainda é uma alternativa que gera dúvidas. Uma das mais comuns é: meninas que ainda não tiveram a sua primeira relação sexual também podem usar?

Sou virgem, posso usar o coletor?

A resposta para essa pergunta é sim! Meninas que nunca transaram também podem optar pelo coletor durante o período menstrual. Não ter tido a primeira relação sexual não é um impeditivo.

Talvez essa dúvida tenha origem no medo de o coletor “tirar” a virgindade. Afinal, ainda é comum na sociedade o entendimento que uma menina deixa de ser virgem quando o seu hímen é rompido

Entretanto, o hímen é visto como uma “marca de virgindade” muito mais pela sociedade do que pelo ponto de vista biológico. O termo "virgem" refere-se, na verdade, a alguém que nunca teve uma relação sexual, isto é, um contato íntimo (mesmo sexo oral ou anal, por exemplo). 

Como qualquer outro produto de utilização intravaginal, existe o risco de causar fissuras no hímen e, até mesmo, o rompimento. Isso dependerá do tipo de hímen que a mulher tem, que pode variar de formas e diâmetros. Algumas mulheres apresentam um hímen tão frágil que até atividades rotineiras, como praticar algum esporte, podem rompê-lo. Da mesma forma, outras têm um tão resistente que nem o sexo é capaz de realizar a ruptura total. 

Portanto, com esse conceito relativo de virgindade, usar ou não o coletor deve ser uma escolha da mulher, dependendo se a manutenção do hímen intacto é uma prioridade. A recomendação é conversar com um ginecologista antes de começar a usar o produto, bem como ter acesso às instruções de como colocá-lo corretamente para evitar problemas.

O que é um hímen?

O hímen é uma membrana elástica que reveste a abertura da vagina e, na maioria dos casos, não a cobre. Se fosse esse o caso, o hímen impediria que o sangue menstrual e outros tipos de secreção saíssem do corpo.  

Confira:

Como escolher o coletor ideal?

Antes de começar a utilizar o coletor menstrual, vale conversar com um ginecologista. Embora, em geral, não haja contraindicações para uso, é preciso saber algumas informações para que o produto atenda às necessidades de cada mulher.

Para descobrir qual o tamanho certo, paciente e médico devem considerar:

O coletor pode ser usado de seis a doze horas, dependendo da intensidade do fluxo menstrual da mulher. Ou seja, é possível utilizá-lo como proteção durante a noite. 

Entretanto, ele não deve permanecer por mais de 12 horas dentro da vagina. Além disso, se ficar cheio antes desse período, é importante esvaziá-lo para evitar vazamentos. 

Vantagens e desvantagens

O coletor menstrual surgiu como uma opção para substituir os absorventes descartáveis. Conheça quais são as vantagens e desvantagens dessa troca:

Vantagens:

  • Menor custo: o coletor é reutilizável e, se receber os devidos cuidados, pode durar de cinco a dez anos. De primeira, pode parecer um investimento alto, mas, ao longo do tempo, ele sai mais barato do que os absorventes descartáveis que precisam ser comprados todos os meses;
  • Armazena mais sangue: um coletor é capaz de armazenar, em média, de 20 a 40 mililitros de sangue, dependendo do modelo e da marca. Os absorventes, por sua vez, aguentam apenas um terço dessa quantidade;
  • São mais ecológicos: coletores são reutilizáveis e podem durar muito tempo, reduzindo a quantidade de lixo produzida;

Desvantagens:

  • Pode ser difícil de acostumar: os coletores não têm tamanho único e pode ser difícil encontrar um que se ajuste perfeitamente ao seu corpo. Isso significa que talvez seja necessário experimentar algumas marcas até encontrar a perfeita para você;
  • Pode ser difícil inserir e remover: você pode ter dificuldades para achar a dobra certa para colocar o coletor na vagina e para conseguir retirá-lo;
  • Pode causar irritação ou infecção: se o coletor não receber os devidos cuidados de limpeza, há maiores chances de desenvolver irritação vaginal ou infecção. 

Veja também: