O produto é uma das opções para substituir o uso dos absorventes descartáveis
Redação Publicado em 01/04/2022, às 17h00
O coletor ou copo menstrual é um produto de higiene feminina reutilizável. Ele é pequeno, flexível e tem o formato de funil, podendo ser feito de borracha ou silicone. Deve ser inserido na vagina durante a menstruação para coletar o sangue e é uma das alternativas aos absorventes descartáveis.
Antes de começar a utilizar o coletor menstrual, vale a pena conversar com seu ginecologista. Embora, em geral, não haja contraindicações para uso, é preciso saber algumas informações para que o produto atenda às necessidades de cada mulher.
Para descobrir qual o tamanho certo, paciente e médico devem considerar:
O coletor pode ser usado de seis a doze horas, dependendo da intensidade do fluxo menstrual da mulher. Ou seja, é possível utilizá-lo como proteção durante a noite.
Entretanto, ele não deve permanecer por mais de 12 horas dentro da vagina. Além disso, se ficar cheio antes desse período, é importante esvaziá-lo para evitar vazamentos.
Colocar e retirar um coletor menstrual demanda um pouco de prática. As principais orientações são:
Vale lembrar que existem mais de dez formas de dobrar o coletor para inseri-lo, tudo vai depender de qual maneira a mulher tem mais facilidade de colocar e se sente melhor.
Confira:
Você não deve sentir o coletor após a inserção se ele foi colocado corretamente. Além disso, a mulher deve ser capaz de se mover, pular, sentar, ficar em pé e fazer qualquer outra atividade cotidiana sem ter desconforto e sem que o produto mova ou saia da vagina. Se existe alguma dificuldade em relação ao uso, é importante falar com um ginecologista.
Para retirar o copo menstrual:
Como é um produto reutilizável, o coletor precisa ser lavado e limpo corretamente antes de ser reinserido na vagina. A limpeza deve ser feita com sabão neutro (para evitar danos) toda vez que for retirado e, ao final de cada ciclo, é recomendado fervê-lo de cinco a dez minutos.
O coletor menstrual surgiu como uma opção para substituir os absorventes descartáveis. Conheça quais são as vantagens e desvantagens dessa troca:
Veja também:
Absorvente interno x absorvente externo: qual é o melhor?
Calcinha absorvente: veja prós, contras e dicas para não ter problemas
Absorvente interno pode “tirar a virgindade”?
Coletor menstrual: é possível "perdê-lo" dentro do corpo?