Redação Publicado em 28/12/2021, às 17h00
É comum as pessoas prometerem para si mesmas que vão começar uma atividade física na semana que vem, na segunda-feira, no próximo mês ou ano. Porém, não é necessário esperar uma data específica para começar a colocar o seu corpo em movimento. Vença a tendência a procrastinar e comece a se exercitar neste período de recesso.
O corpo precisa de tempo para se adaptar aos exercícios. Por isso, se você começar desde já, e de forma gradual, fica mais fácil manter a meta, independente da época do ano. Nesse sentido, os exercícios aeróbicos, como a caminhada, a corrida e a natação, por exemplo, trazem inúmeros benefícios ao corpo e à mente. Confira alguns deles:
Para começar a treinar, é sempre importante estar com os exames em dia e consultar um profissional da educação física para te orientar nas atividades. O mais importante neste momento é não ter pressa: se você vem de um longo período de sedentarismo e está acima do peso, a caminhada é o primeiro passo.
Estabeleça como objetivo caminhar, ao menos, de três a quatro vezes na semana, tentando imprimir um ritmo confortável alternado com momentos de caminhada rápida. Com o passar das semanas, se o corpo estiver respondendo bem à caminhada, você pode experimentar alguns trotes bem curtos ao longo da caminhada.
O importante neste período é criar uma adaptação, portanto, não tenha pressa, pois, se exagerar, pode sentir dores e até desenvolver alguma lesão pelo excesso de impacto. Vá com calma, ok? Não dá para tirar o tempo perdido!
Além disso, aposte em materiais adequados para a prática, como roupas confortáveis e respiráveis e um par de tênis desenvolvido para corrida. Com disciplina para cumprir este período de adaptação bem feito (e sem pressa!), você pode começar o próximo mês ou ano pronto para evoluir no treinamento.
Ter uma musculatura forte e resistente ajuda a evitar lesões, favorece uma biomecânica de corrida mais adequada e protege as articulações e os ossos dos impactos das passadas. Por isso, além dos treinos de corrida, não se esqueça de praticar musculação ou outros exercícios de fortalecimento muscular.