Doutor Jairo
Leia » Ansiedade

Como ajudar uma criança a lidar com a ansiedade de separação?

A ansiedade de separação traz angústia e um temor de que os pais irão sumir e não voltar mais - iStock
A ansiedade de separação traz angústia e um temor de que os pais irão sumir e não voltar mais - iStock

Redação Publicado em 06/08/2021, às 18h30

A ansiedade de separação é observada em muitas crianças, sendo mais comum entre as idades de seis meses e três anos. Bebês e crianças pequenas podem sentir ansiedade quando pais ou cuidadores saem de vista, já que ainda estão aprendendo que essas separações são apenas temporárias.

Quais são os sinais da ansiedade de separação?

Geralmente é fácil detectar quando uma criança apresenta um quadro de ansiedade de separação. Veja alguns exemplos:

  • Ficar mais apegada quando você está prestes a sair;
  • Recusar-se a dormir sem você ou outro cuidador por perto;
  • Começar a chorar à noite mesmo depois de ser capaz de dormir a noite inteira sozinha;

Vale lembrar que é completamente natural para bebês e crianças sentirem ansiedade quando pais ou cuidadores saem de perto. Assim, é importante esforçar-se para tratá-las com sensibilidade e compaixão.

O que pode ser feito?

Os pais ou cuidadores não precisam – e nem devem – sentirem culpa quando deixam a criança por um curto período de tempo. O ideal é tentar ajudá-la a aprender a lidar com seus sentimentos sem a presença de um adulto, sendo essa uma parte importante para que se torne mais independente.

Conheça algumas maneiras de auxiliar uma criança que sofre com a ansiedade de separação, permitindo que ela se sinta mais segura:

1. Fale sobre os planos para mais tarde

Parte do que deixa as crianças ansiosas quando um adulto se separa é o medo de que eles não voltem. Por isso, fazer planos para o retorno ajuda a aliviar esse medo: "depois que eu terminar o trabalho, eu venho te buscar e podemos ir ao parque brincar."

2. Pratique separações curtas e trabalhe para as mais longas

Tente deixar a criança com um amigo ou parente enquanto você faz uma tarefa rápida e veja como ela reage. Isso permitirá que ela se acostume gradualmente com o “estar separada”.

3. Tenha atenção com os sinais e ofereça conforto

É importante ouvir o que a criança tem a dizer. Certifique-se de sempre responder com compreensão e compaixão, tomando cuidado para não banalizar suas preocupações. Procure por pistas não verbais também, como apego exagerado.

Confira:

5. Introduza novas pessoas aos poucos 

Se você está prestes a apresentar uma nova babá, por exemplo, organize algumas reuniões curtas com vocês três antes de deixar a criança sozinha com ela. Assim, quando chegar a hora de ficarem a sós, não serão mais "desconhecidas".

6. Faça despedidas rápidas e positivas

Dizer “adeus” não é apenas difícil para a criança, mas também para você. Faça o possível para ter calma e positividade nesses momentos. Sorria, diga à criança que você volta em breve e não prolongue a partida.Manter essa rotina a tranquilizará de que você sempre voltará.

Fonte: Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)

Veja também: