Redação Publicado em 27/10/2021, às 14h30
Com tantos produtos de cuidados com a pele disponíveis, incluindo os de limpeza, hidratação e cosméticos, pode ser difícil saber quais escolher. Embora entender qual o seu tipo de pele possa ajudar a evitar problemas, como irritação, o risco ainda existe.
Às vezes, apenas um ingrediente do produto já é capaz de desencadear uma dermatite de contato, por exemplo, que pode deixar a pele vermelha, inchada e coçando. Por essa e outras razões, é importante testá-los antes para ter certeza que você não experimentará uma reação negativa da pele.
Em primeiro lugar, o ideal é testar os produtos de cuidados com a pele em pequenas áreas. Escolha um ponto onde o produto não será esfregado e lavado – como a parte inferior do braço ou a curva do cotovelo – e aplique normalmente. A recomendação é repetir esse passo de sete a dez dias para prevenir qualquer alergia ou irritação.
Se você está testando alguma coisa que, normalmente, é retirada em pouco tempo, como um gel de limpeza para o rosto, mantenha o produto na pele por cinco minutos ou o máximo de tempo que as instruções recomendam.
Se após de sete a dez dias você não tiver uma reação na pele, como vermelhidão, coceira ou inchaço, vá em frente e use o produto.
Confira:
Tenha em mente que certos ingredientes, como o retinol e o ácido glicólico, podem irritar a pele, especialmente se ela é sensível.Isso é normal e temporário.
Se, após a aplicação do produto, você desenvolver alguma reação na pele, é fundamental enxaguar com água em abundância e não usá-lo novamente. Se for necessário, aplique uma compressa fria sobre a área para aliviar.
Caso a reação ao produto tenha sido forte e você não sente nenhum alívio fazendo compressas frias, o ideal é consultar um dermatologista para uma avaliação.
Às vezes, descobrir o ingrediente exato que está causando uma reação na pele é difícil e, portanto, ir a uma consulta com um dermatologista pode ajudar. Em alguns casos, é preciso realizar um teste de alergias para encontrar o causador da irritação.
Assim que a causa for identificada, fica mais fácil evitá-la. Por exemplo, se a fragrância em produtos para a pele está fazendo com que sua pele reaja, opte por produtos rotulados como "sem fragrância".
Fonte: American Academy of Dermatology Association (AAD)
Veja também: