Como o desejo sexual das mulheres muda dos 20 aos 40 anos

A libido, como tudo em nosso corpo, tende a mudar conforme envelhecemos

Redação Publicado em 16/10/2021, às 14h00

Dos 20 aos 40 anos muitas mudanças ocorrem: aumento de responsabilidades, gravidez e alterações hormonais - iStock

No dia a dia, você provavelmente notará mudanças em seu desejo sexual causadas por tudo, desde o seu ciclo menstrual, uma briga frustrante ou a exaustão por trabalhar muitas horas, por exemplo. O que você provavelmente não detecta tão facilmente é a maneira como sua libido muda conforme você envelhece. E isso ocorre graças a uma série de fatores.

O desejo sexual geralmente diminui com a idade. Claro que você não notará uma diferença dramática em sua libido quando o calendário passar do dia 29 para o 30 ou no seu aniversário de 39 anos. São vários fatores que determinam isso, como mudanças hormonais, gravidez e aumento das responsabilidades familiares – coisas que tendem a ocorrer durante a transição dos 20 para os 40 anos. 

O que impulsiona o desejo sexual?

Muitos fatores - alguns biológicos, outros psicológicos - influenciam se o seu impulso sexual está acelerado ou parado em qualquer idade. O estresse é o maior assassino sexual. A ansiedade e a depressão também podem fazer o desejo escorrer pelo ralo. Muitos antidepressivos que tratam essas condições, assim como outros medicamentos, têm o efeito colateral de inibir o desejo sexual também.

Seus sentimentos sobre o seu relacionamento também podem afetar o desejo. Um relacionamento forte e que prioriza o sexo ajuda a impulsionar a libido. O que mais é importante? Seu estilo de vida! Hábitos saudáveis, como manter uma dieta balanceada, malhar regularmente e descansar o suficiente, influenciam o seu humor e também a sua saúde geral.

Hormônios são outro ponto importante. Os níveis de hormônios sexuais, como testosterona (sim, as mulheres também produzem isso, em pequenas quantidades), estrogênio e progesterona, começam a cair naturalmente conforme você se muda de década, e isso desempenha um papel no desejo, na excitação e no orgasmo.

Resumindo: a libido é complexa. Sexo é um coquetel elaborado por nossas identidades, nossos sentimentos, nossos desejos e ações. Embora não haja "normal", certas tendências previsíveis tendem a sincronizar com os 20, 30 e 40 anos.

Aos 20 anos, o desejo geralmente é mais forte e a biologia está a favor - iStock

O desejo sexual aos 20 anos

Como tantos outros impulsos e funções corporais, seu impulso sexual aos 21 ou 28 anos é normalmente muito forte. Isso se deve a uma combinação de razões. Para começar, seus relacionamentos podem ser frescos e novos - e o desejo geralmente é mais forte em um relacionamento recente. Além disso, você tem a biologia ao seu lado. O impulso biológico para a reprodução está em pleno vigor.

Dicas para o melhor sexo aos 20 anos: se o seu desejo sexual estiver baixo, pode ser devido ao controle de natalidade. A pílula anticoncepcional não provoca esse efeito em todas as pessoas, mas algumas mulheres terão níveis mais baixos de testosterona, o que pode levar à diminuição da libido e até mesmo à secura vaginal, mesmo em jovens. Se isso acontecer, considere verificar com seu médico para descartar outro problema de saúde e optar por um método alternativo de controle de natalidade.

O desejo sexual aos 30 anos

Se seu desejo por intimidade física diminuir durante os 30 anos, não se surpreenda. A testosterona está em declínio durante esta fase da vida. Essa queda pode causar uma diminuição natural no desejo sexual. Esta também é geralmente uma década ocupada para as mulheres, com construção de carreira, a chamada fase adulta e de responsabilidades, como cuidar de crianças pequenas. Estes podem ser tempos exaustivos e muitas mulheres preferem dormir em vez de saírem em busca de algum relacionamento.

Falando em maternidade, os 30 anos são uma década nobre para a criação de bebês. As mudanças hormonais que ocorrem a cada trimestre e, depois, durante a amamentação também podem causar falta de desejo. Adicione o cansaço louco com que muitas novas mães lidam e faz sentido que o desejo que você sentiu quando estava sem bebês seja muito diferente da libido da nova mamãe.

Dicas para o melhor sexo aos 30 anos: pode ser desconcertante para você e para o seu relacionamento se o seu desejo sexual mudar. Não crie mistério e comunique-se abertamente. Ser capaz de expressar as necessidades e negociá-las mantém o relacionamento geral com a sensação de uma conexão íntima, mesmo naquelas noites em que tudo o que você está interessada é em uma massagem nas mãos e uma hora de solidão.

E não subestime o impacto do estresse, que pode atrapalhar a intimidade. O estresse pode suprimir a testosterona e elevar o cortisol, o que pode interferir na testosterona. Médicos recomendam o uso de técnicas básicas de redução do estresse (como yoga ou meditação) como primeiro passo.

Também é aconselhável não ficar muito nervosa se você não tiver relações sexuais com tanta frequência como fazia aos 20 anos. Por volta dos 30, você tem mais chances de se estabelecer com uma parceria fixa. Embora a quantidade de sexo possa ser menos frequente, você pode compensar com a qualidade e a profundidade da conexão.

O desejo sexual aos 40 anos

As mudanças hormonais podem chegar duramente nesta década conforme as mulheres entram na perimenopausa, o período de 5 a 10 anos antes da menopausa começar e seus ovários gradualmente pararem de produzir estrogênio. Durante a perimenopausa, as quedas hormonais são comuns e esses hormônios flutuantes podem afetar o desejo sexual, o humor e até a sensação física do sexo.

Isso porque, quando a produção de estrogênio diminui, sua lubrificação vaginal natural também diminui. Uma queda no estrogênio pode tornar o tecido vaginal mais seco e o sexo pode ser dolorido. A diminuição dos níveis de progesterona, que médicos chamam de hormônio “calmante”, pode levar a menstruações mais intensas, mais TPM, ganho de peso, mau humor, insônia e irritabilidade.

Mas nem tudo são más notícias. Para muitas mulheres, os 40 anos são uma época sexualmente libertadora, de confiança e exploração. As crianças podem ser mais velhas e independentes e as carreiras estão estabelecidas. Você conhece seu corpo e o que o excita agora e é mais provável que fale sobre “golpes e toques” que anseia para chegar ao orgasmo. E quando a menopausa acontece (a idade média é 51 anos), há outra razão pela qual muitas mulheres se sentem bem sexualmente: não se preocupam mais com o controle da natalidade.

Dicas para o seu melhor sexo aos 40 anos: especialistas aconselham entender que o seu corpo irá mudar e que você responda com curiosidade, não com negatividade. Manter uma relação de exploração com o seu corpo lhe dá permissão para aceitar o que ele não é e encontrar prazer no que ele é.

Se a secura vaginal e outros efeitos colaterais da perimenopausa reduzirem a libido e incomodarem, consulte seu ginecologista. O tratamento com progesterona, com testosterona ou com ambos, em algumas mulheres, pode ajudar a melhorar o desejo sexual. Lembre-se, entretanto, de que o que você está experimentando pode simplesmente ser uma parte natural do envelhecimento e você pode aumentar sua libido vivendo de forma saudável e sentindo-se conectada em sua relação.

Fontes: John Thoppil, médico ginecologista; Jennifer Landa, médica ginecologista/Health.com

Veja também

comportamento sexo saúde da mulher

Leia também

Libido em baixa? Confira nove maneiras de melhorar a situação


Desempenho sexual: conheça alimentos que podem ajudar a melhorar o seu


Tenho 33 anos e minha libido está baixa; o que pode ser?


Homens: 19 segredos que as mulheres gostariam que vocês soubessem