Atrasos na menstruação são comuns durante um período de estresse, como o que estamos vivendo por causa da Covid-19
Redação Publicado em 05/01/2021, às 14h01 - Atualizado às 14h01
No Brasil, a quarentena, seguida do período de isolamento, começou em meados de março de 2020. De lá para cá, já passou quase um ano, mas as notícias do novo coronavírus continuam sendo dadas diariamente, sem muitas perspectivas otimistas para o país.
Essa situação pode gerar um grande estresse em muitas pessoas, e é aí que o ciclo menstrual pode ficar desregulado. Isso porque situações como essa, de grande nervosismo - seja por medo de contrair o vírus, seja por preocupações com o futuro - acabam mexendo com os hormônios e alterando todo o funcionamento do ciclo.
Entenda melhor:
Além do estresse, outros motivos para o ciclo menstrual se desregular podem ser: mudança de peso (tanto ganho quanto perda de massa); falhas na tomada de anticoncepcionais (como esquecer de tomar alguns dias); certas condições médicas, como Síndrome do Ovário Policístico; e, claro, a própria gravidez.
Se o ciclo atrasar por muitos dias, a mulher deve procurar a ajuda de um médico especializado para realizar exames e ver o que está acontecendo.
Tem risco de engravidar perto da menstruação?
Se não é gravidez, por que menstruação atrasa?
Dá pra engravidar se atrasou?
Menstruação com pouco sangue é sinal de problema?