Veja o que a fimose pode causar, caso não seja retirada, e como identificá-la
Redação Publicado em 08/03/2022, às 13h00
Muito se fala sobre a fimose, mas poucas são as vezes em que as pessoas se aprofundam no assunto e explicam o que, de fato, é essa condição. O resultado disso são homens que não sabem lidar com a fimose e mulheres que não sabem reconhecer o que é uma pele normal no pênis e o que realmente é fimose.
De acordo com o Ministério da Saúde, a fimose é o excesso de pele que recobre o pênis, dificultando que a glande (cabeça do pênis) seja exposta. Essa condição é comum nos bebês meninos e tende a desaparecer com o passar do tempo, mas, se na adolescência o problema persistir, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica simples para remoção da pele.
Isso depende do quão incomodado o homem se sente. No entanto, é importante ressaltar que nos adultos ela pode provocar, além do câncer de pênis, problemas no desempenho sexual. Já nas crianças, é comum causar dor e inflamação.
Outro fato interessante a saber sobre a fimose é que a cirurgia para sua retirada é realizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas o tratamento adequado é feito caso a caso, conforme orientação médica.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, o diagnóstico da fimose é feito apenas pelo exame físico, durante avaliação clínica pelo médico urologista, que constata que a glande não consegue ser exposta quando a pele é retraída. Quando não é possível ver completamente a glande, isso representa a fimose.
A primeira verificação da presença da fimose é feita no bebê recém-nascido, mas faz parte de todas as consultas com o pediatra até os cinco anos.
No caso da fimose secundária, que pode surgir na adolescência ou a vida adulta, o próprio homem pode observar se existe alguma dificuldade na retração da pele, e se esta for verificada, recomenda-se uma consulta com um urologista para melhor avaliação e escolha do tratamento mais eficaz.
Dependendo do grau da fimose e da idade do menino, eventualmente, existem algumas manobras – como massagens – que podem ser feitas com certos tipos de pomada para tentar liberar o prepúcio que recobre a glande.
Entretanto, se o garoto for um pouco mais velho e tiver um quadro de fimose em estágio mais avançado, a recomendação é procurar um urologista para uma avaliação e possível cirurgia, que é um procedimento bem simples e rápido.
Assista também:
Tenho manchas escuras na cabeça do pênis; é normal?
É possível fazer sexo mesmo tendo fimose?
Dá para tirar a fimose com a mão?
Existe uma idade certa para fazer a cirurgia de fimose?