Confira 12 hábitos de pessoas super-saudáveis e aprenda com elas

Pesquisadores estudaram hábitos e costumes que levam a essa qualidade

Redação Publicado em 16/09/2021, às 14h00

Aprender algo ajuda a manter o cérebro saudável, como passar a ter aulas de dança, por exemplo - iStock

Você conhece alguém saudável, que está sempre de bom-humor e disposto? Sente um pouquinho de inveja? Pois alguns pesquisadores estudaram algumas dessas pessoas para saber quais os hábitos e costumes que a levavam a ser assim. Abaixo, uma lista com os comportamentos mais comuns encontrados. Podemos ver que não há nada impossível de ser incorporado no dia a dia. Que tal começar hoje? Confira:

1. Tome café da manhã

É importante por vários motivos. Ele inicia seu metabolismo e impede você de comer demais mais tarde. Além disso, estudos mostram que adultos que tomam um café da manhã saudável se saem melhor no trabalho, e crianças que têm uma refeição matinal têm pontuação mais alta em testes e provas. Se um prato cheio pela manhã não é para você, coma algo leve como uma barra de granola ou um pedaço de fruta. Só não pule a refeição.

2. Planeje as refeições

Isso ajudará você a economizar tempo e dinheiro em longo prazo. Reserve algum tempo, depois sente-se e considere seus objetivos e necessidades. Você quer perder peso? Cortar açúcar, gordura ou carboidratos? Adicionar proteína ou vitaminas? A preparação das refeições mantém você no controle. Você sabe o que está comendo e quando. Um bônus: será muito mais fácil pular aqueles doces nos intervalos do trabalho.

3. Beba muita água

Ela pode fazer muitas coisas boas por você. Manter-se hidratado está no topo da lista, mas também pode ajudar você a perder peso. Outra razão? As bebidas açucaradas estão associadas à obesidade e ao diabetes tipo 2. Se você não é fã de água pura, acrescente sabor com fatias de laranja, limão, lima, melancia ou pepino.

4. Faça pausas para se mexer

Não pare apenas para pegar outra xícara de café – levante-se e ande. Faça alguns alongamentos, por exemplo. É ótimo para o seu corpo e mente. Apenas 30 minutos caminhando cinco vezes por semana pode ajudar a manter a depressão sob controle. E se você não pode fazer todos esses minutos de uma vez, dar alguns passos também ajudam.

5. Desconecte

Checando muito seu e-mail e redes sociais? Claro, as últimas atualizações dos seus amigos e familiares estão a apenas um clique de distância, mas você realmente precisa ver as fotos da última refeição do seu primo? Deixe esperar até de manhã. Defina um horário para sair e desligar o celular. Quando você reduz o tempo de tela, fica livre para fazer outras coisas. Dê uma caminhada, leia um livro ou ajude alguém a fazer algum trabalho, por exemplo.

6. Aprenda algo novo

Novas habilidades ajudam a manter seu cérebro saudável. Inscreva-se em uma aula de dança ou um workshop de redação criativa. Melhor ainda, domine um novo idioma. O trabalho mental necessário pode retardar os sinais de envelhecimento e até retardar os efeitos da doença de Alzheimer.

7. Não fume

Se você ainda fuma, pare. É um grande passo em direção a uma saúde melhor. Seu corpo se recupera rapidamente. Assim que se passam 20 minutos após seu último cigarro, sua frequência cardíaca e pressão arterial caem. Por que esperar? Abandone o hábito, hoje. Seu médico ficará feliz em ajudá-lo a começar.

8. Durma bem

Existem muitos benefícios sobre esse tema para listar. Uma boa noite de sono mantém você de bom humor, aguça a memória e o foco, e ainda facilita aprender coisas novas. Em longo prazo, diminui o risco de doenças cardíacas e ajuda a manter a forma. Procure conseguir 7 a 9 horas por noite. Para o melhor descanso, faça-o dentro do planejado – acordando nos mesmos horários todos os dias.

9. Treine seus músculos

O treinamento ajuda seu corpo a trocar gordura por massa muscular. Isso significa que você queimará mais calorias, mesmo sendo um viciado em televisão. Mas esses exercícios também podem ajudar a perder peso, fortalecer o coração e os ossos. Faça treinos de força – como flexões, golpes e levantamento de peso – pelo menos duas vezes por semana.

10. Passeie ao ar livre

Alguns minutos ao sol aumentam os níveis de vitamina D e isso é bom para os ossos, o coração e o humor. Além disso, estar do lado de fora significa que é mais provável que você mova seu corpo em vez de estacioná-lo na frente da TV ou do computador. Escolha a natureza em vez das ruas da cidade, se puder. Um estudo descobriu que as pessoas que caminhavam em áreas verdes urbanas eram mais calmas

11. Mantenha o equilíbrio

Se você é jovem e ativo, um bom equilíbrio ajudará a evitar lesões. Se for mais velho, isso manterá você ativo por mais tempo e diminuirá as chances de cair e quebrar um osso. Não importa sua idade, um bom equilíbrio significa melhor tônus muscular, um coração mais saudável e mais confiança. Yoga e tai chi são ótimas maneiras de trabalhar isso, mas qualquer coisa que mantenha você em movimento, até mesmo caminhar, pode ajudar.

12. Pratique a atenção plena

Pode significar meditar ou simplesmente parar para cheirar as rosas. Não importa como você faça isso, estudos mostram que a atenção plena (mindfulness) reduz o estresse, alivia a dor e melhora o humor. E os cientistas estão começando a entender como. Um estudo descobriu que oito semanas de meditação regular podem alterar partes do cérebro relacionadas a emoções, aprendizado e memória. Até mesmo lavar pratos pode ser bom para o cérebro, desde que você o faça com atenção.

Fonte: Melinda Ratini/WebMD

Veja também:

 

 

comportamento saúde

Leia também

Conheça os benefícios do chá de camomila


Confira os hábitos dos casais que têm uma ótima vida sexual


Anda mal-humorado ultimamente? O problema pode estar no prato


Com que idade as pessoas são mais felizes? Pesquisa dá algumas pistas