Especialista de Harvard comenta algumas mudanças no estilo de vida para abaixar a pressão
Redação Publicado em 22/12/2021, às 12h00
Muitas pessoas têm pressão alta e, às vezes, pode ser difícil controlá-la. Esse problema é chamado de hipertensão resistente – pressão arterial que permanece acima de uma meta definida, como 140/90 (mmHg), apesar de tomar três classes de medicamentos para pressão arterial (incluindo um diurético) nas doses mais altas toleráveis. A condição é um importante fator de risco para acidente vascular cerebral (AVC), doenças cardíacas, demência e muito mais.
Sabendo disso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a abaixar a pressão. Confira:
Leve ao seu médico uma lista de todos os medicamentos que está tomando, incluindo vitaminas e suplementos sem receita. Essa lista pode ajudar seu médico a identificar medicamentos ou suplementos que podem estar aumentando sua pressão.
Por exemplo, tomar certos tipos de anti-inflamatórios pode aumentar a pressão arterial. O mesmo pode acontecer com os descongestionantes, certos antidepressivos e corticosteroides.
As condições subjacentes também podem manter sua pressão arterial elevada, por isso é importante analisar alguns aspectos da sua vida.
Confira:
Por exemplo, você pode não saber que tem uma condição que aumenta a pressão arterial, como apneia do sono – pausas na respiração durante o sono. Os sinais de apneia do sono incluem ronco alto crônico, episódios em que você para de respirar brevemente (e talvez ofegue para respirar) e ficar com muito sono durante o dia. Um estudo do sono em um laboratório ou em casa (com um dispositivo portátil) pode fornecer respostas.
Você pode precisar desenvolver hábitos saudáveis para maximizar seus efeitos. Comece por comer uma dieta baseada em vegetais com baixo teor de sal. Você também deve dormir pelo menos sete horas por noite, limitando o consumo de álcool, evitando fumar e mantendo um peso saudável. “Às vezes, perder apenas 2 ou 5 quilos pode fazer uma diferença significativa na pressão arterial de pessoas com sobrepeso”, diz Deepak L. Bhatt, editor-chefe da Harvard Heart Letter. E, se você não está se exercitando muito, é hora de começar. O exercício melhora a saúde cardiovascular de várias maneiras!
Um pequeno ensaio randomizado publicado on-line em 4 de agosto de 2021 pelo JAMA Cardiology sugere que o exercício aeróbico (o tipo que faz seu coração e pulmões acelerarem o ritmo) pode ser outro tratamento eficaz para hipertensão resistente.
No estudo, as pessoas que caminharam, pedalaram ou fizeram ambos – por 40 minutos, três vezes por semana, por 12 semanas – reduziram a pressão arterial em sete pontos no número superior (sistólica) de sua medição de pressão arterial e cinco pontos no número inferior (diastólico) da medição, em comparação com pessoas que não se exercitaram.
Se essas estratégias não reduzirem sua pressão arterial, seu médico pode achar que é necessário prescrever outros medicamentos. Mas não se desespere. “Não importa o que você esteja tomando agora, seu médico deve ser capaz de fazer alterações acessíveis em seus medicamentos para pressão arterial, a fim de diminuir seus números”, explica Bhatt.
Via: Health Harvard
Assista também:
7 dicas para evitar ganhar peso durante o final do ano
Confira 4 dicas para se manter saudável entre o Natal e o Ano Novo
Quais alimentos fornecem gordura saudável?
3 dicas simples para ter uma alimentação mais saudável