Confira 4 dicas para turbinar seu sistema imunológico

Além de tomar vacinas, que são indispensáveis, confira outros métodos para manter a saúde

Redação Publicado em 14/01/2022, às 12h30

Não esqueça de se alimentar bem e evitar o estresse - iStock

Com a nova onda de contaminação por Covid-19 e influenza, a preocupação de manter o sistema imunológico resistente aumentou. Por isso, separamos aqui algumas dicas praticamente naturais para que você possa cuidar melhor de sua saúde. Confira:

1. Vacine-se

Quando se trata de melhorar sua resposta imunológica, é melhor tomar a vacina, seja contra Covid, seja contra gripe. Pense na vacinação como uma espécie de dica para o seu sistema imunológico. Quando um invasor viral entra em seu corpo, seu sistema imunológico se prepara para lutar, mas antes é preciso descobrir o que está atacando, o que leva tempo – tempo que permite que o vírus continue se multiplicando dentro do seu corpo.

Confira:

Uma vacina introduz o invasor no sistema imunológico com antecedência e permite que ele desenvolva um plano de batalha. Portanto, quando o vírus aparece na porta, seu sistema imunológico pode reagir rapidamente, o que pode significar ausência de sintomas ou, pelo menos, prevenção de doenças graves. Uma dose de reforço é um curso de atualização para manter essas lições frescas.

Embora seja possível ser infectado mesmo se você for vacinado, seu sistema imunológico está preparado para eliminar o vírus mais rapidamente, portanto, é muito menos provável que a infecção seja grave ou com risco de vida. “Devemos obter todas as vacinas e reforços disponíveis para que, se formos infectados, tenhamos uma chance maior de ter um caso leve”, diz Michael Starnbach, professor de microbiologia da Harvard Medical School.

2. Seja cético

Desconfie de qualquer fórmula de vitaminas e probióticos que afirmam aumentar ou apoiar seu sistema imunológico. E embora possa haver um pouco de verdade em algumas dessas alegações, o quadro geral é que elas geralmente não funcionam. Por exemplo, as vitaminas ajudam na função imunológica, mas na verdade apenas em pessoas com deficiência delas – não em um adulto normal e saudável.

Já os probióticos, que são organismos que vivem em seu intestino, chamado microbioma, realmente desempenham um papel importante na imunidade. Contudo, os especialistas não sabem o suficiente sobre esse papel para criar um produto que possa manipular o microbioma para aumentar a imunidade. Isso pode mudar na próxima década – mas, por enquanto, veja as alegações de probióticos com uma dose saudável de ceticismo, diz Starnbach.

3. Use máscara

Também é importante evitar a exposição ao vírus. Usar máscara não está na lista de favoritos de ninguém, mas pode ajudar a reduzir o risco de espalhar Covid (e alguns outros vírus) para pessoas não vacinadas, incluindo crianças que ainda não se imunizaram e pessoas com sistema imunológico deficiente, diz Starnbach. As máscaras são mais eficazes quando todos ao seu redor estão usando. 

4. Pratique bons hábitos de saúde

Mas e o exercício e uma boa alimentação? Eles têm um papel no apoio ao seu sistema imunológico?

A resposta é sim. Estratégias para melhorar sua saúde geral nunca são desperdiçadas. Pessoas saudáveis ​​são mais resistentes a doenças e geralmente se saem melhor quando infectadas. Bons hábitos de saúde podem ajudar seu sistema imunológico a funcionar em seu pico. Exercícios e boa nutrição não são os únicos hábitos que podem ajudar. Você também deve tentar obter um sono consistente e de alta qualidade e gerenciar seu nível de estresse. A falta de sono e o estresse crônico podem prejudicar a função imunológica.

Mas se você espera evitar a Covid-19 e outros vírus, essas estratégias devem ser adicionadas – não como substituto – à vacinação e outras medidas de proteção.

Via: Health Harvard

Assista também:

imunidade gripe sistema imunológico

Leia também

Confira 5 dicas para se manter saudável durante uma viagem


Banho gelado pode aumentar a imunidade?


Já estou 100% imunizado; por que preciso continuar usando máscara?


Limpeza em excesso prejudica a imunidade das crianças?