Redação Publicado em 27/12/2021, às 15h00 - Atualizado às 22h59
O orégano está presente em diversas receitas como um ingrediente importante para dar sabor à comida. No entanto, em sua extensa lista de benefícios não está apenas o gosto agradável, mas também as vantagens para a saúde. A seguir, reunimos cinco delas. Confira:
O orégano é rico em antioxidantes, compostos que ajudam a combater os danos dos radicais livres prejudiciais no corpo. O acúmulo de radicais livres tem sido associado a doenças crônicas, como câncer e doenças cardíacas.
O óleo essencial de orégano é especialmente rico em carvacrol e timol, dois antioxidantes que podem ajudar a prevenir danos às células causados por radicais livres.
Confira:
Em combinação com outros alimentos com alto teor de antioxidantes, como frutas e vegetais, o orégano pode fornecer uma boa dose de antioxidantes.
O orégano contém certos compostos que possuem propriedades antibacterianas potentes. Um estudo mostrou que o óleo essencial de orégano ajudou a bloquear o crescimento de duas cepas de bactérias que podem causar infecção. Já outra pesquisa descobriu que o orégano foi eficaz contra 23 espécies de bactérias.
O orégano é rico em antioxidantes, compostos que podem não apenas neutralizar os danos dos radicais livres, mas também ajudar na prevenção do câncer, segundo alguns estudos.
Uma pesquisa tratou células de câncer de cólon humano com extrato de orégano e descobriu que ele parava o crescimento de células cancerosas e ajudava a matá-las.
Além de combater as bactérias, alguns estudos descobriram que o orégano e seus componentes também podem proteger contra alguns vírus. Carvacrol e timol são dois compostos do orégano que têm sido associados a propriedades antivirais.
Em um estudo, o carvacrol inativou o norovírus, uma infecção viral que causa diarreia, náusea e dor de estômago, dentro de uma hora de tratamento.
A inflamação é uma resposta imunológica normal que ocorre como resultado de uma doença ou lesão. No entanto, acredita-se que a inflamação crônica contribua para o desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes e doenças autoimunes.
Por ser rico em antioxidantes, o orégano pode ajudar a neutralizar os radicais livres e a reduzir a inflamação.
Via: Healthline
Assista também: